Publicidade
Notícias | País SAÚDE

Vacina bivalente contra Covid-19 é liberada para todos os grupos prioritários

Estado começa distribuição de novos lotes contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Publicado em: 22.03.2023 às 13:13 Última atualização: 22.03.2023 às 13:14

O Ministério da Saúde ampliou o uso da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários. O órgão federal informou que o imunizante deve ficar disponível para reforço. No Estado, a vacinação com dose bivalente deve contemplar 3,4 milhões pessoas.

Novo lote de vacina bivalente está sendo distribuído
Novo lote de vacina bivalente está sendo distribuído Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
"É importante que a população acredite na vacina, pois é uma medida segura e eficaz que previne o indivíduo contra complicações quando infectado pelo coronavírus, evitando hospitalizações e óbitos", afirma a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri.

A bivalente é uma versão atualizada da vacina (monovalente) usada na campanha de vacinação que teve início em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron - que é, atualmente, a de maior circulação.


Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última dose deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.

Doses monovalentes

Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, as autoridades seguem orientando que pessoas abaixo dos 60 anos tomem a dose monovalente.

A Secretaria da Saúde (SES) distribui para os municípios, nesta quarta (22), um novo lote de 157 mil vacinas monovalentes e bivalentes. As doses serão enviadas da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, em Porto Alegre, para as 18 coordenadorias regionais de saúde, que farão a divisão dos frascos para a coleta das prefeituras.

Cerca de 88 mil doses são da vacina bivalente, versão atualizada do imunizante monovalente, que vem sendo usado desde 2021.

Confira os grupos:

A pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses. O público prioritário:

  • Idosos de 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos, abrigos e residenciais inclusivos (a partir de 12 anos de idade), assim como os trabalhadores desses locais;
  • Pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade);
  • Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
  • População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
  • Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual