Devendo para hotéis de Gramado e Canela, CEO do Hurb xinga e expõe dados de clientes no WhatsApp
Empresa está com problemas de fluxo de caixa e tem atrasado a emissão de bilhetes e o pagamento de diárias pelo País
Depois de debochar de clientes em um vídeo cheio de referências a Matrix e Elon Musk, o CEO do Hurb (ex-Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, xingou, fez ameaças e expôs dados de um cliente em um grupo de WhatsApp criado para discutir problemas com reservas.
Os problemas se avolumaram nos últimos tempos, com a conta de pacotes por entregas e diárias de hotéis atrasados somando R$ 140 milhões, segundo a própria empresa. Hotéis de Gramado e Canela estão entre os que têm valores para receber do Hurb.
Segundo reportagem do Jornal O Globo, na véspera do feriadão de Tiradentes João Ricardo ligou para um cliente do Mato Grosso do Sul que estava no grupo de WhatsApp #HurbKdMeuvôo, com mais de mil pessoas, para reclamar de um comentário.
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Depois das ameaças, ele diz que vai cancelar a viagem do cliente e conta com a ajuda de funcionário da empresa para fazer uma "piadinha sexual", ao que o funcionário responde: "Uma coisa mole que se ele botar a mão fica dura".
João Ricardo também expôs esse mesmo cliente divulgando CPF, e-mail, número do cartão, data de nascimento e número de celular no grupo. A exposição de dados de clientes é crime e, pela Lei Geral de Proteção de Dados, pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa.
Quando uma pessoa do grupo pede para João Ricardo apagar os dados, ele responde, à 1h36 da madrugada, que é “para quem quiser passar trote”. E emenda em inglês: “That’s who I am” (É assim que eu sou).
Os dados foram posteriormente apagados por um moderador e o grupo foi fechado para comentários de não administradores. Mas não sem antes muita gente ter tirado foto das telas, baixado os vídeos e postado nas redes sociais. O próprio cliente que recebeu as ameaças postou no Twitter e em um grupo do Facebook chamado de “prejudicados do Hotel Urbano”, que conta com mais de 23 mil integrantes.
O empresário costuma gravar vídeos explicando os problemas de fluxo de caixa da empresa e diz que já começou a emitir passagens e também a fazer o pagamento de hotéis atrasados. Ele alega que teria mais de R$ 800 milhões em contas a receber, mas que a liberação de recebíveis teria sido travada pelos bancos, de forma, segundo ele, “injustificada”.
Neste sábado o Hurb divulgou nota sobre o assunto. Confira abaixo:
"O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, lamenta o ocorrido na última sexta-feira (21). A companhia sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes. Guiada pelo valor primordial de ser uma empresa feita de pessoas para pessoas e pela missão de democratizar viagens através da tecnologia, reforça que continuará colocando seus clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar."