Hurb emite nota, reconhece problemas e afirma que já deu início à regularização de pagamentos
Ainda nesta sexta, Secretaria Nacional do Consumidor determinou a abertura de processo administrativo para averiguar preliminarmente irregularidades e condutas infrativas da empresa
O Hurb emitiu um comunicado público na tarde desta sexta-feira (28) por meio das redes sociais. Em nota, a empresa "reconhece os problemas enfrentados nas últimas semanas, que afetaram passageiros e hospedagens".
Em tópicos, o Hurb mapeou as questões que "estão sendo sanadas" e ressaltou que "já deu início a regularização dos pagamentos dos parceiros". Veja posicionamento completo:
Ainda nesta sexta, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou a abertura de processo administrativo, no âmbito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), para averiguar preliminarmente irregularidades e condutas infrativas da Hurb Technologies S.A. (antiga Hotel Urbano). O despacho pela abertura do processo está publicado no Diário Oficial da União.
Em nota enviada ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), sobre o assunto, o Hurb diz que "tudo será esclarecido perante o Ministério da Justiça" e que "por questões legais, não comenta processos e/ou ações em andamento".
A Secretaria Nacional do Consumidor determinou a abertura do processo administrativo e vê evidências de que o Hurb "desencadeou um agressivo processo de capitalização ao longo do período da pandemia de covid/2019, oferecendo um serviço para ser fruído em momento futuro, sem se preocupar em reunir condições efetivas ou lastro financeiro para cumprimento das suas obrigações contratuais correspondentes".
Além do processo administrativo, a Secretaria determinou medida cautelar para que o Hurb apresente, em 48 horas, a partir da notificação da decisão, esclarecimentos sobre a sua situação econômica e financeira e sobre a previsão de recursos para execução contratual de novos pacotes de viagens ofertados.
O descumprimento da medida cautelar, segundo o despacho, implicará em multa diária de R$ 50 mil, além da possibilidade de determinação cautelar de suspensão de comercialização do produto ou serviço.
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*Com informações de Sandra Manfrini, do Estadão.