FIM DA PARIDADE: Petrobras anuncia nova política de preços para combustíveis
Comunicado foi divulgado na manhã desta terça-feira; confira o que a petrolífera diz sobre a mudança na estratégia comercial
Em comunicado, nesta terça-feira (16), a Petrobras anunciou o fim da política de paridade de preços do petróleo e dos combustíveis derivados (como gasolina e diesel) com o dólar e o mercado internacional.
No documento divulgado nesta manhã, a empresa esclarece que a nova estratégia comercial "usa referências de mercado como: (a) o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e (b) o valor marginal para a Petrobras".
E que "o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino".
Loterias: Confira os números sorteados nesta segunda-feira
ROBERTO CARLOS: Por que o Rei proibiu sua equipe de receber gravações de músicas de terceiros
Bruno, da dupla com Marrone, é acusado de transfobia com jornalista
A premissa, conforme a petrolífera, será de preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. "Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável."
Com isso, a empresa destaca que terá "mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores".
Acesse aqui o comunicado na íntegra
No domingo (14), a empresa havia informado que discutia internamente mudanças em suas políticas de preço, que seriam, posteriormente, analisadas pela diretoria executiva.