Publicidade
Notícias | País OBJETO MISTERIOSO

Luzes no céu são vistas por moradores de São Paulo e Minas Gerais; entenda o que pode ser

Conforme relatos, risco de cor verde cruzou o céu de forma rápida e depois se fragmentou

Publicado em: 20.06.2023 às 12:29 Última atualização: 20.06.2023 às 12:31

Moradores de diversas cidades de São Paulo registraram na noite desta segunda-feira (19) algo que parecia ser a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre. O fenômeno foi visto Araraquara, Pirassununga, Mococa, Rio Claro, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e São Carlos por volta das 19 horas.

Luz no céu é vista por moradores de São Paulo
Luz no céu é vista por moradores de São Paulo Foto: Reprodução/Redes sociais


Em São José dos Campos, as luzes também foram vistas. Moradores relataram que avistaram um risco de cor verde cruzando o céu de forma rápida.

A luz intensa que se movimentava pelo céu também foi vista por moradores de Minas Gerais. Conformes os relatos, durante sua passagem, o objeto deixava um rastro luminoso e, por fim, teria se dividido em três.

Meteoro?

Conforme o físico e professor da Universidade Federal São Carlos (UFSCar) Adilson Jesus Aparecido de Oliveira explicou ao site de notícias G1, ao analisar os vídeos, ele teve a impressão de que as imagens mostram a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre.

“Ele vai se aquecendo e partindo em alguns pedaços. Vai aparecendo vários pontos brilhantes, ele foi se quebrando na entrada. Geralmente não é muito grande, pode ser uma coisa de alguns centímetros”, explica.

Contudo, outra possibilidade, de acordo com o professor, é que o corpo seja lixo espacial, como fragmentos de satélite, por exemplo.

Já ao portal Itatiaia, o cofundador e diretor-presidente da Brazilian Meteor Observation Network (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), Renato Poltronieri, cravou que o objeto era um meteoro de grande porte, de brilho intenso e que se arrastou pela atmosfera por cerca de seis segundos.

Até onde se sabe, não há informações de que o meteoro tenha explodido, mas pelas imagens é possível ver que houve fragmentação. Conforme Poltronieri, os pedaços do objeto podem ter caído em regiões entre Minas Gerais e São Paulo e "muito provavelmente", algumas regiões puderam ouvir o barulho da fragmentação. 

 

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual