Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Praia Prevenção

Sem fogos e shows, cuidados na praia e fiscalização marcam virada de ano no litoral

No litoral norte, apesar das limitações impostas pela pandemia, a busca dos banhistas pelas faixas de areia e comemorações se mantém. Com as restrições, as prefeituras, ao invés das organizações das festas, terão de trabalhar para contê-las

Por Matheus Beck
Publicado em: 31.12.2020 às 06:04

Família de Picada Café aproveitou a faixa de areia de Tramandaí com distanciamento Foto: Matheus Beck/GES-Especial
Um ano-novo diferente e de muitas expectativas. No litoral norte, apesar das limitações impostas pela pandemia, a busca dos banhistas pelas faixas de areia e comemorações se mantém. Com as restrições, as prefeituras, ao invés das organizações das festas, terão de trabalhar para contê-las. A Brigada Militar (BM) auxiliará no trabalho.

O secretário de Turismo de Tramandaí, Rojoel Amaral, confirmou a manutenção da liberação da beira-mar para os banhistas, com precauções. "A nossa Guarda Municipal continua fiscalizando junto com a equipe da Vigilância Sanitária. Os quiosques estão funcionando. Pague e leve. Não pode ter cadeiras e mesas", detalhou.

Ele ressalta a fiscalização nestes pontos. Acerca da virada de ano, o secretário Amaral afirmou que contará com o apoio da BM para a fiscalização, principalmente, das aglomerações e carros de som.

Em Imbé, o chefe da Vigilância em Saúde, Igor Mesquita, também ressaltou o apoio da BM para o serviço. "O que a prefeitura vai fazer é não promover nenhum tipo de evento e fechar a beira-mar para o acesso de veículos."

No litoral norte, o policiamento está reforçado pelo efetivo deslocado para a Operação Golfinho. O comandante do CRPO Litoral, coronel Marcel Vieira Nery, destaca três situações que devem ser observadas e que costumam ocasionar chamados pelo telefone 190: perturbação do sossego público, fogos de artifício e, nos últimos meses, as aglomerações. "As prefeituras devem colocar agentes de fiscalização para controlar as aglomerações e, sendo chamada, a Brigada Militar, vai prestar apoio nessas ações."

As famílias que já estão no litoral para passar a virada detalham cuidados na areia. "Estávamos mais próximos do mar, de máscara e quando encheu, nos afastamos", contou a industriária Elisângela Rodrigues, 44. Com o marido servidor público, Denis dos Santos, 44, e a filha Ana Laura Rodrigues dos Santos, 4, Elisângela contou que a família tomou o cuidado de se manter bastante distante dos demais banhistas, instalando os pertences à direita da casinha dos guarda-vidas. A pequena Ana Laura pôde então fazer seus castelos de areia sossegada.

Tramandaí também é lugar para os que não gostam muito de ficar na areia, como o caso do estudante de Alvorada, Cassiano Ferrari, 18 anos. Na recém-inaugurada pista de skate do município, com máscara no rosto, o jovem aproveitou para tentar manobras.

"É um lugar público. Não adianta. É quente, mas tem que usar", contou ele, que veraneia na praia juntamente com a família. "É bem bom. Daqui a pouco a garotada vem pra cá andar também."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.