Publicidade
Notícias | Praia Litoral movimentado

Primeiro final de semana de 2021 foi de praia lotada

Maioria dos veranistas não usou máscara na praia nem respeitou o distanciamento. Mas teve quem fez uso do bom senso na orla

Por Juliana Nunes
Publicado em: 03.01.2021 às 20:00

Com calor e mar limpo, movimento foi intenso na beira-mar de Tramandaí no sábado Foto: fotos Juliana Nunes/GES-Especial
O céu limpo e altas temperaturas tornaram a beira-mar o destino de muitos gaúchos no primeiro final de semana de 2021. O sábado em Tramandaí teve areia lotada e parte da orla também foi ocupada pelos veranistas. Apesar dos cuidados exigidos por conta do novo coronavírus, muita gente se arriscou e evitou o uso da máscara, assim como não levou em consideração o distanciamento social.

Os guarda-sóis, na grande maioria, ficaram bem próximos uns aos outros, e mesmo para alguns que optaram pela sombra da orla a proteção facial foi dispensada. O movimento na cidade também foi grande. Pela manhã, já não havia mais vagas disponíveis na área do calçadão e também no Centro de Tramandaí. O mesmo se viu na orla e na praia de Imbé.

Mas teve também quem conseguiu aproveitar e manter os cuidados essenciais. Como a estudante Marília Fausto, 22 anos, e a técnica em enfermagem aposentada Olgair Pereira, 63. "Fiquei assustada com tanto de gente que começou a chegar. Viemos bem cedo e vamos embora antes do meio-dia. Geralmente, viemos só no final de tarde. Usamos a máscara sempre, até para tomar sol", conta Olgair, que até o final do ano se manteve em quarentena. "Estava quase em pânico de ficar isolada", comenta Olgair. "Celebramos ano-novo só em família e em casa mesmo, mas com todos os cuidados", completa Marília.

O uso da proteção facial, que era para ser usual, virou raridade. Entre estas exceções, estiveram a assistente administrativa Adriana Machado, 50, Pan Gnoatto, 21, e Miguel Souza, 21, que perderam o emprego durante a pandemia. "Tiramos a máscara somente quando ficamos no nosso círculo, para tomar sol. Chegamos cedo e isolamos nosso lugar. Mas quando viemos ao mar, ou mais próximo de outras pessoas, sempre usamos a máscara", conta Miguel. Além da máscara e protetor solar, outro artigo foi indispensável para o grupo. "Temos álcool em gel em casa e também trazemos um para a praia. Todos temos que nos cuidar", diz Adriana.

Só no pátio de casa

Vera e Leoni foram para a praia, mas não saíram de casa Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
A costureira aposentada Leoni München, 82, faz questão de veranear todos os anos em Imbé, ao lado da filha Vera Lúcia München. Com gramado, redes e cadeiras disponíveis, elas gostam de ficar ao sol e sentir a brisa da praia. Este ano, o verão está diferente para a dupla, que vive em Novo Hamburgo durante as outras estações. Para evitar riscos, elas ficam somente no pátio da residência. Praia nem pensar. "Sei que tenho que me cuidar, sou idosa e tenho marca-passo. Meu filho faz o mercado e traz tudo. Não saímos para nada", conta Leoni. E as duas já sabem exatamente o que esperam para esse ano. "Queremos a vacina, saúde para todos e felicidade", afirma Vera Lúcia.

 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.