Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Linha Imperial

Nova Petrópolis inaugura Monumento à Irmandade no sábado

O monumento marca uma década de irmandade de Nova Petrópolis com Jablonec nad Nisou, na República Tcheca, e os oito anos de irmandade com Sunchales, na Argentina

Publicado em: 22.11.2018 às 19:15 Última atualização: 22.11.2018 às 19:21

O município de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha, inaugura no próximo sábado (24), às 16 horas, na Praça Theodor Amstad, na Linha Imperial, o Monumento à Irmandade. Com apoio da Casa Cooperativa, a iniciativa celebra parcerias com cidades da República Tcheca e da Argentina e valoriza a força do cooperativismo. O lançamento do monumento marca uma década de irmandade de Nova Petrópolis com Jablonec nad Nisou, na República Tcheca, e os oito anos de irmandade com Sunchales, na Argentina.

O ato é aberto a todos os moradores da cidade e visitantes. A Casa Cooperativa de Nova Petrópolis receberá para o evento uma comitiva de 60 pessoas vindas da Argentina. Integra o grupo o presidente da Aliança Cooperativa Internacional, o argentino Ariel Guarco.

A solenidade será um momento em reverência à força da união na vida das pessoas, marcando as comemorações dos ideais cooperativos. A escolha da comunidade de Linha Imperial para receber o monumento simbolizado por mãos estendidas e juntas se deve ao fato de que, nessa região, foi fundada, em 1902, a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, a Sicredi, elevando Nova Petrópolis à Capital Nacional do Cooperativismo. Em relação a Sunchales, que é a Capital Nacional do Cooperativismo no país vizinho, é uma forma de agradecer pelos saberes partilhados nos últimos anos entre as duas cidades, principalmente em termos de educação cooperativa.

Durante o sábado, a Casa Cooperativa realizará atividades com os representantes da comunidade argentina que virão para o evento. O grupo visitará a Cooperativa Escolar Bom Pastor (COOEBOMPA), as Esculturas Parque Pedras do Silêncio e o Roteiro Histórico do Cooperativismo.

O evento deste sábado terá a participação de grupos e entidades da comunidade de Nova Petrópolis. Apresentações da Escola Estadual Padre Amstad, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada da Serra e do Grupo de Danças Folclóricas Böhmerlandtanzgruppe recepcionarão os convidados durante a inauguração do monumento, à tarde.

Agende-se

O quê: Inauguração do Monumento à Irmandade

Onde: Praça Theodor Amstad, na Linha Imperial, em Nova Petrópolis/RS

Quando: Próximo sábado (24/11)

Horário: 16 horas

Entrada: gratuita

Realização: Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, por meio do Departamento de Cultura, com o apoio da Casa Cooperativa, da Sicredi e da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia.

O monumento

Obra do escultor Cristovão Hullen, o Monumento à Irmandade foi construído em arenito, tem 1,95 metro de altura e pesa cerca de duas toneladas. Depositado sobre um pedestal de concreto de 1,60 metro, totaliza mais de 3,5 metros de altura.

Cristovão Hullen é autor de reconhecidas obras na região da Serra Gaúcha, como o Monumento a Giuseppe Garibaldi, em Garibaldi; Monumento ao padre jesuíta Cristóvão de Mendoza, em Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul; e o Monumento ao Galo, símbolo do município de Flores da Cunha.

O estudo da representatividade da escultura foi desenvolvido pelo Departamento de Cultura da prefeitura de Nova Petrópolis, sob coordenação do secretário-adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares. As mãos estendidas e unidas do Monumento à Irmandade simbolizam a amizade, a cooperação, ajuda mútua, o agradecimento e a fé.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.