Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Iniciação científica

Projeto de escola taquarense será apresentado em Rondônia

Professores e alunos buscam apoio financeiro para pagar as despesas com a viagem e representar a educação municipal

Publicado em: 30.11.2018 às 14:31 Última atualização: 30.11.2018 às 15:41

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Estudantes desenvolveram estudo sobre plantas medicinais
Um projeto realizado por alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer, localizado em Padilha, no interior taquarense, premiado na Mostratec 2018, com o 4º lugar na Categoria 3, deverá ser apresentado na 5ª Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit 2019), que será realizada em Porto Velho, Rondônia, em agosto do próximo ano. Mas, para conseguirem marcar presença no evento, as estudantes, professores e pais delas estão em busca de apoio financeiro para arcar com os custos da viagem.

O projeto “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha – Taquara/RS” foi desenvolvido pelas estudantes Nicole Francine Peters, Leonarda Manuel Peters e Larissa Pires, coordenadas pela vice-diretora da Júlio Maurer, professora Melissa Vilches Pires.

Através de um levantamento das plantas medicinais locais, da coleta de informações com as famílias e com a comunidade, bem como do estudo científico destas plantas e todo o trabalho de campo, foi-se construindo a pesquisa até a sua catalogação, que servirá como base à população que queira conhecer e saber o real benefício de cada planta.

“O nosso trabalho influencia pessoas a não abandonarem as plantas medicinais e conhecerem melhor seu uso”, destaca Nicole. Comparando os relatos da comunidade com a literatura, elas contam que foi possível confeccionar um material informativo digital e impresso para divulgação das espécies mais utilizadas. “A planta medicinal, na maioria das vezes, tem menos contraindicações que um remédio. Esse trabalho nos permitiu aprofundar e ajudar a criar um catálogo para que as pessoas possam recorrer às plantas com sabedoria”, concluiu Leonarda.

Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone da escola (51) 3542 9012.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.