Publicidade
Notícias | Região Meu lugar

O bom velhinho que espalha sua simpatia por Campo Bom

João Carlos Ternes é Papai Noel há quase 60 anos

Por Juliana Nunes
Publicado em: 07.12.2018 às 08:13

Foto por: Juliana Nunes/GES Especial
Descrição da foto: DESEJO: João Carlos Ternes é Papai Noel há 59 anos e pede que as pessoas se encontrem mais
Não é todo dia que encontramos um Papai Noel que tem 59 anos de histórias natalinas. O representante comercial aposentado João Carlos Ternes, 79 anos, foi o bom velhinho pela primeira vez quando precisou substituir um colega que ficou doente. Depois disso nunca mais parou e a sua agenda fica cheia no mês de dezembro.

"Eu trabalhava em uma empresa e o chefe falou que o Papai Noel estava doente e precisava de alguém para a festa do Lions Clube. Me ofereci e de lá para cá não parei mais. Lembro que a barba era de lã de ovelha. Já fiz muitas festas para entidades sociais, lares de idosos e para prefeitura", conta Ternes, que participa do Natal da Integração, que tem como programação paralela o Natal nos Bairros, que iniciou na quarta-feira.

Para viver o Papai Noel de Campo Bom, João coloca barba e roupa, mas faz questão de não usar máscara. "Levo quinze minutos para me maquiar, mas nunca usei máscara", diz.

E entre os pedidos da criançada têm sempre aqueles que mais emocionam o idoso. "Tem os que pedem bolsa escolar, cadernos, mas a maioria das crianças pede saúde e emprego para os pais. Teve um menino uma vez que me pediu emprego para os pais e dias depois voltou. Ele ficou me olhando e o chamei. Quando ele se aproximou me deu um beijo e disse: 'obrigado, meu pai e minha mãe começaram a trabalhar'. Em um lar, uma idosa uma vez disse que só queria que os familiares a visitassem", relata.

E se crianças e adultos têm pedidos para fazer neste Natal, o personagem desta história também tem. "O Natal é uma festa muito especial, de alegria e fé. Peço paz, união e que as pessoas se encontrem mais. Quero ver todos felizes, não só no Natal, mas sempre", comenta o aposentado, que é casado, pai de dois filhos e tem seis netos. "Gosto de estar com a família. Fiz 50 anos de casado em outubro e se fosse casar de novo seria com a mesma mulher", afirma.

Programação cheia de atrações na cidade

O Natal da Integração tem abertura oficial nesta sexta-feira (7), às 19 horas, no Largo Irmãos Vetter. Vai ter apresentação da Escola Lâmpada Mágica e, depois, às 20 horas, show com Marcelo Caminha. O Seu João vai participar da festa e além dele vai ter um outro Papai Noel que irá chegar ao evento, por volta das 21h30, de forma surpreendente e, digamos, um pouco radical.

Em paralelo às atividades no Largo, tem o Natal dos Bairros. O evento iniciou no dia 5 de dezembro e ocorre em diversos pontos da cidade com apresentação do Grupo Santa Klaus. Os próximos encontros são: dia 11, na Escola Morada do Sol; no dia 12, na Escola Edmundo Strassburger; e no dia 13, na Escola Octacílio Fauth, sempre a partir das 18 horas. Toda a programação do Natal da Integração é gratuita.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual