Publicidade
Notícias | Região Vai subir a temperatura

Temperatura próxima dos 40 graus hoje; alerta para os focos de incêndio

Temporais não estão descartados durante a semana

Por João Victor Torres
Publicado em: 11.12.2018 às 08:10

Foto por: Gaia Maieski Rodrigues/Especial
Descrição da foto: Fogo em mato próximo à Liberato
Prepare-se, porque o calor de segunda-feira (10) estará mais forte hoje. As máximas na região devem alcançar 38 graus, segundo a MetSul Meteorologia. A semana começou com picos de temperatura que lembram o auge do verão, que começa apenas dia 21 deste mês. Desde domingo, os índices registraram elevações significativas, saindo dos 32 graus no domingo para os 35 graus na segunda-feira. Com o clima seco e quente, o alerta é para as queimadas. Ontem, foram registrados pelo menos quatro focos em matos. Na manhã desta terça-feira, por volta das 5 horas, as chamas já atingiam um terreno da Fundação Liberato, no bairro Primavera.

A meteorologista Estael Sias destaca que o calorão será uma realidade em várias regiões do Estado. "Uma intensa massa de ar quente, associada ao vento norte, vai transportar ar mais quente de regiões tropicais em direção ao Rio Grande do Sul e isso vai gerar o forte aquecimento durante a terça-feira", explica.

As temperaturas extremas, que devem ocorrer ao longo do dia, exigirão cuidados redobrados dos moradores da região. "Será um dia de muito sol. Com isso, a radiação ultravioleta (UV) chega forte à superfície e pode registrar valores extremos", alerta Estael. Os momentos críticos da emissão de raios UV ocorrem entre meio-dia e 15 horas.

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: PAUSA PARA O SORVETE: Luz e Dilamar se refrescaram ontem
Ontem à tarde, enquanto os termômetros superavam - com folga - os 30 graus, o industriário aposentado João Pinheiro da Luz, 67 anos, e a dona de casa Dilamar Bandeira, 67, aproveitavam para se refrescar com um sorvete no Centro de Novo Hamburgo.

Chuva forte

Como já é tradição no Rio Grande do Sul, quando os termômetros sobem de forma acentuada e em pouco tempo, geralmente esta mudança é seguida por temporais, que não estão descartados, a partir de amanhã. "Chuva forte, vendavais e até granizo", comenta Estael, elencando situações que podem ocorrer.

Bombeiros alertam para risco de queimadas

Mesmo proibidas, as queimadas ainda são consideradas como motivo de preocupação para o Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo. Conforme o tenente e comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, Luciano Duarte Boeira, existem cuidados preventivos que podem ser adotados. “Manter a área sempre limpa, com descarte adequado de lixo, são situações que evitam problemas deste tipo”, disse ele.

Boeira cita, inclusive, outros incidentes que costumam causar dor de cabeça à corporação com a chegada do verão. “Nesta época do ano, inclusive, as pessoas procuram se refrescar em balneários e cascatas, o que aumenta a incidência de afogamentos. Nossa recomendação é que as pessoas busquem locais com salva-vidas e apropriados para banho”, orienta o tenente.

Previsão

Hoje: Sol e nuvens, com mínima de 18 e máxima de 38 graus

Amanhã: Sol e chuva, com mínima de 22 e máxima de 35 graus

Quinta-feira: Sol e chuva, com mínima de 21 e máxima de 27 graus.

*Fonte MetSul Meteorologia

 

Dermatologista lista recomendações

Segundo a dermatologista Fátima Sertório, que integra a Sociedade Brasileira de Dermatologista, dois cuidados são essenciais nestes dias de altas temperaturas. Quando a radiação atinge o patamar extremo, a lista de recomendações para evitar problemas futuros é maior. “Nos dias quentes, é imprescindível o cuidado com a radiação ultravioleta e a hidratação. Nos casos de medições extremas, está indicado inclusive evitar de sair de casa, e se for necessário com todos os cuidados disponíveis”, indica ela.

“O uso do protetor solar igual ou acima de 30 deve ser aplicado em todas as áreas do corpo e face que não estão protegidas pela roupa, e reaplicados regularmente”, orienta a dermatologista.
Além disso, para que o corpo mantenha a temperatura corporal, ocorre uma maior transpiração e isto pode causar desidratação. “Por isso, a importância de tomar muito líquido, o ideal entre 2 a 3 litros ao dia”, recomenda.

A alimentação também precisa ser regulada e monitorada. “É melhor optar por alimentos leves, que contenham bastante água na sua composição, como frutas e verduras. Evitar alimentos gordurosos que são mais lentos na digestão e geram desconforto”, completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual