Publicidade
Notícias | Região Antigo prédio da Semec 2

Casa das Artes abre as portas à comunidade

Noite da inauguração contou com bom público e presença de autoridades

Por BRUNA MATTANA
Publicado em: 19.12.2018 às 09:44

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: PRESENÇA: público conferiu exposição da artista Cláudia Sperb
A inauguração da Casa das Artes, ocorrida na noite de terça-feira (18), lotou o espaço - que recebeu pessoas da comunidade, artistas, autoridades municipais e estaduais.

Localizada na Avenida Primeiro de Março, em frente à Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo, a casa possui 660 metros quadrados e ocupa o antigo prédio da Semec 2. A obra de revitalização e restauração do espaço iniciou em 2016.

O local abriga uma sala de exposições com 170 metros quadrados e um auditório multiuso, com capacidade para 128 pessoas - que poderá ser utilizado para apresentações de teatro, música, saraus literários, oficinas e cursos temáticos.

O secretário de cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, destacou que, a partir do próximo ano, o município se tornará referência na região, com 1.350 jovens aprendendo instrumentos musicais nas escolas e investimento de mais de 5 milhões de reais em projetos audiovisuais. "Queremos que esse seja um ambiente comunitário, um lugar de fruição, um celeiro da arte."

A prefeita Fatima Daudt ressaltou que a cultura deve ser protagonista da mudança e que é necessário valorizá-la. "O município quer investir cada vez mais em inovação e isso está acontecendo com as obras de revitalização do centro. Essa Casa é a cereja do bolo, que está sendo entregue antes do bolo estar pronto".

A noite encerrou com a apresentação de uma esquete de 15 minutos chamando para o espetáculo As Cinco Pontas de uma Estrela Torta, de Maurício Fülber.

Autoridades presentes

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, o secretário adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, André José Kryszczun, presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado, Marco Aurélio Alves, o diretor presidente da RGE e RGE Sul, José Carlos Tadiello, a arquiteta autora do projeto de restauro da Casa das Artes, Hannelore Tessmer, a representante da iniciativa popular para restauração da Casa, Liêne Schütz, diretora da Cida Cultural, Maria Aparecida Herok, e diretora da Lahtu Sensu Administração Cultural, Lucia Silber.

Confira amanhã o espetáculo completo

Amanhã, às 20 horas, o auditório da Casa das Artes abre as cortinas para a apresentação integral do espetáculo As Cinco Pontas de uma Estrela Torta. Os ingressos, que são gratuitos e limitados, podem ser retirados a partir de hoje, na Casa das Artes, das 9 às 18 horas. A realização integra o Prêmio Iacen Teatro - Pró Cultura RS FAC (Fundo de Apoio a Cultura) 2017. A equipe realiza o Projeto de Circulação, que já levou o trabalho teatral para oito cidades gaúchas de forma gratuita.

A apresentação na Casa das Artes marca também o encerramento da turnê. Segundo Maurício Fülber, diretor e dramaturgo da peça, sempre houve a intenção de realizar uma apresentação na cidade. E a oportunidade surgiu com o novo espaço. “A inauguração da Casa das Artes marca o início da retomada cultural de Novo Hamburgo”, salienta.

As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta é um espetáculo com estrutura poética, elaborado a partir do inconsciente da protagonista, Savine, em três fases de sua vida: a infância, a adolescência e a maturidade. No elenco estão Ana Spohr, Bruna Johann, Juliano Rangel, Bruno Seixas e Duda Hardessem.

Serviço

O quê: Espetáculo As Cinco Pontas de uma Estrela Torta
Quando: Amanhã, às 20 horas
Onde: Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59), Novo Hamburgo
Entrada gratuita

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual