Publicidade
Notícias | Região Prepare-se!

Verão terá calor e chuva acima da média; estação mais quente começa hoje

Clima vai favorecer maior incidência de dias abafados

Por João Victor Torres
Publicado em: 21.12.2018 às 07:40

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: DIVERSÃO: quem fica pela região pode curtir balneários com infraestrutura propícia para o verão
A estação mais quente começa nesta sexta-feira (21), às 20h22, com promessa de calor acima da média e muita chuva no Rio Grande do Sul. As informações são da MetSul Meteorologia. Um aperitivo do que vem pela frente foi sentido na pele, literalmente, durante a primeira quinzena de dezembro. Oficialmente, a estação vai até 20 de março. "Será um verão complicado para o dia a dia das pessoas", indica a meteorologista da MetSul, Estael Sias. Nos próximos dias, por exemplo, os termômetros não devem chegar aos níveis extremos previstos para o decorrer da temporada, mas a população do Vale do Sinos deve sofrer com outros impactos. "A influência do Oceano Pacífico mais quente favorece maior incidência de dias abafados, com temperatura não tão alta, na faixa dos 30 graus, mas pela presença do ar úmido a sensação de mormaço gera este abafamento", explica Estael, citando a previsão do tempo para as próximas semanas.

As elevações acentuadas devem chegar com mais força após a virada do ano. "As temperaturas podem chegar aos 40 graus ao longo da estação", lembra a meteorologista. "Geralmente, esses picos trazem temporais violentos, com vendavais, raios e episódios de granizo ao Vale do Sinos", detalha.

Instabilidade

A explicação para o fenômeno está, justamente, na soma de fatores. "Poderemos ter uma frequência de dias com chuva e temporais maior do que o normal, justamente devido a esta combinação, com temperatura acima da média, que deve ocorrer entre os meses de janeiro, fevereiro e março", acrescenta Estael, lembrando que a instabilidade ficará acima do normal nos meses de janeiro e fevereiro, não apenas em volume, mas também na quantidade de dias com as tradicionais chuvas de verão.

Quem fica na região aproveita como pode

O começo da estação vem acompanhado com as férias. E quem pretende passar o veraneio no litoral norte terá um velho conhecido dando as caras novamente. "Quando pulsos de ar frio de trajetória marítima atuarem sobre o Atlântico Sul perto da costa gaúcha, o vento Nordestão se fará mais presente em nossas praias", pontua Estael.

Já quem deve permanecer na cidade, tem como opção buscar se refrescar em balneários e piscinas. Grupos de várias cidades da região se dividem pelos balneários para aproveitar os espaços que oferecem infraestrutura de lazer, com piscinas e churrasqueiras. A garotada também faz festa e aproveita para se refrescar. Ontem pela manhã, por exemplo, os primos Adriel Zampeli, 9 anos, e Juliana Elesbão, 6, foram cedo para a água. "Eu adoro ficar aqui. Por mim, passaria o dia todo dentro da piscina", afirma Juliana. Enquanto isso, Adriel fez questão de frisar sua preferência pelo verão como a estação preferida do ano. "Adoro essa época. É muito divertida", diz ele.

Saiba mais

A estação começa com o Pacífico Equatorial em estado de neutralidade, sendo que a temperatura da superfície do mar está nos níveis de El Niño. A atmosfera na região ainda não reflete o aquecimento do mar, por isso não foi declarado um evento do fenômeno.

O verão tende a apresentar a comum irregularidade da chuva da estação com significativa variabilidade nos totais de chuva de uma área para outra, sem um cenário homogêneo em todo o Rio Grande do Sul.

A maioria das regiões deve ter chuva acima da média, mas devem ser esperados alguns períodos secos em que parte do Estado pode se ressentir da falta de precipitações mais volumosas.

Do ponto de vista da climatologia histórica, as regiões Norte, Leste e Nordeste do Estado têm uma maior propensão a estes episódios de chuva volumosa, sobretudo o Litoral Norte que sofre maior influência das correntes de umidade que atuam nesta época do ano no Sudeste do Brasil e nos litorais de Santa Catarina e do Paraná.

*Fonte: MetSul Meteorologia

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual