Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Trajetória

Após anunciar saída da política, Toco concorreu a deputado estadual

Ex-prefeito de Estância Velha foi encontrado morto na manhã deste sábado

Publicado em: 29.12.2018 às 15:11 Última atualização: 29.12.2018 às 16:10

Foto por: GES/Arquivo
Descrição da foto: Elivir Desiam, ex-prefeito Estância Velha
Elivir Desiam havia há pouco mais de dois anos anunciado sua saída da vida política depois de 20 anos de atuação. A decisão foi anunciada em julho de 2016, quando Toco era pré-candidato à prefeitura de Estância Velha pelo PT. Mas a saída da política durou pouco. Este ano, ele concorreu a deputado estadual pelo PTB. Mesmo com 26.657 votos, não conseguiu se eleger. Toco foi encontrado morto na praia de Imbé na manhã deste sábado (29) e é suspeito de ter matado, em Estância Velha, Lúcia Bialoso Valença. A mulher também foi encontrada morta na manhã de hoje. A Polícia Civil investiga o caso. 

Toco ingressou na política em 1996, quando elegeu-se vereador em Estância Velha pelo PT. Naquele mandato foi presidente da Câmara, ano em que eliminou uma série de regalias, como viagens para congressos e carro oficial – que foi repassado para a Guarda Municipal. Em 2000, elegeu-se prefeito, acabando com um domínio de quase duas décadas do PMDB na cidade. Reelegeu-se em 2004 com aproximadamente 80% dos votos válidos. Não conseguiu fazer o sucessor em 2008. No ano seguinte, após transferir o cargo para Waldir Dilkin, assumiu como diretor da Fenac. Apesar de cotado, não concorreu em 2012, pois queria dar prosseguimento ao projeto da Fenac do Futuro.

Em entrevista exclusiva ao Jornal NH, Toco, disse em 2016, que deixava a política porque “as pessoas fazem tudo pelo poder, estão doentes pelo poder. Não quero mais isto para mim".

Em abril de 2017, ele deixou o PT e se filiou ao PTB, para trabalhar no gabinete do deputado estadual Maurício Dziedricki (PTB), que foi candidato a prefeito de Porto Alegre na eleição de 2016.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.