Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Descaso

'Temos café preto, café com leite e só leite', diz moradora sobre água em Estância Velha

Após 12 dias, situação ainda não foi normalizada no município

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 29.12.2018 às 21:34 Última atualização: 29.12.2018 às 21:36

Foto por: Luciane Dutra Batista/ Especial
Descrição da foto: Água segue saindo escura em Estância Velha
Após 12 dias do primeiro relato, a água segue saindo escura das torneiras em Estância Velha. No fim da tarde deste sábado (29), a moradora do bairro União Luciane Dutra Batista foi surpreendida ao tomar banho e ver que água saia "como carvão" do chuveiro. "Pensei que estava tomando banho, mas estava me sujando", desabafa.

Segundo Luciane, nos últimos dias, os moradores do bairro têm sofrido com desabastecimento e com água em vários tons. "Temos a versão café preto, café com leite e só leite", brinca. A coloração da água varia entre bem escura, depois fica mais clara, amarronzada, e, às vezes, sai completamente branca, "como se fosse puro cloro". 

Procurada neste sábado à noite, a assessoria não respondeu a reportagem.

Água não dá para beber

No dia 18 de dezembro, a Corsan se manifestou, afirmando que a coloração escura da água era uma mistura de ferro e manganês e que os elementos se soltaram depois que a cidade ficou sem água por conta de uma falta de luz na bomba em Campo Bom. A assessoria de imprensa da estatal chegou a afirmar que a cor não afeta a potabilidade da água, que pode ser consumida normalmente.

A população, no entanto, contesta. "A água tem cheiro ruim, parece carvão. Aqui em casa, já começamos a comprar água mineral e as roupas tenho levado para lavar na casa da minha mãe em Novo Hamburgo", conta Luciane.

A Corsan também orienta a população a pedir expurgo, que é o procedimento para a limpeza da rede. A comunidade pode contatar a Corsan pelo call center Corsan 24 Horas, através do telefone 0800 646 6444. 

A prefeitura do município e o Ministério Público também devem entrar com ações contra a estatal devido aos constantes problemas no abastecimento da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.