Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo Hamburgo

Obras no Centro alteram novamente o trânsito a partir desta semana; veja o que muda

Mudanças fazem parte da segunda etapa do projeto de revitalização

Por Bianca Dilly
Publicado em: 08.01.2019 às 06:50

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: JOAQUIM NABUCO: serviço na frente da Catedral São Luiz
Com o avanço das obras de revitalização do Centro de Novo Hamburgo, motoristas, pedestres e passageiros do transporte público devem ficar atentos para novas alterações no trânsito. As mudanças em algumas das principais vias de circulação da cidade vão ocorrer ao longo desta semana, atingindo locais como as Avenidas Pedro Adams Filho e Primeiro de Março, além das Ruas Lima e Silva, Joaquim Nabuco e Magalhães Calvet. Em virtude da instabilidade no tempo, ainda não há uma data exata para o novo mapa entrar em vigor.

Esta fase das obras vai iniciar quando houver a liberação do Largo Povo de Canelones, já que um trecho da Avenida Pedro Adams Filho, junto às bancas, será fechado. Portanto, os veículos deverão desviar em direção à Avenida Primeiro de Março, chegando até a Lima e Silva, onde podem retornar à Pedro Adams. Ao mesmo tempo, o Paradão da Primeiro de Março, no sentido bairro-Centro, em frente à Casa das Artes, estará fechado, quando os ônibus utilizarão a pista lateral até a Lima e Silva.

Rua Joaquim Nabuco

Na Rua Joaquim Nabuco, os trabalhos também continuam avançando. Desde o final da última semana, a travessia com a Rua Cidade de Atlântida está fechada. Depois, ela será aberta, quando os veículos poderão seguir até a Lima e Silva. Serão cerca de 20 metros interditados na Lima e Silva, entre a Magalhães Calvet e o corredor da Primeiro de Março. Já a Joaquim Nabuco será bloqueada entre as Ruas Cidade de Atlântida e a Magalhães Calvet. Todas essas alterações fazem parte da segunda grande etapa das obras do Centro.

Mapa modificações no Centro

Embarque no Paradão

Outra mudança sentida com as próximas alterações no trânsito deve afetar os usuários de ônibus de Novo Hamburgo. De acordo com a Diretoria de Transportes, haverá modificação no embarque e desembarque de passageiros no Paradão da Avenida Primeiro de Março. A plataforma 1 será desativada momentaneamente e o embarque ou desembarque será na plataforma 2, no sentido bairro-Centro, atrás dos Correios. A ação também está prevista no decorrer desta semana, se as condições do tempo permitirem.

Ônibus na5 de Abril

Depois da finalização de uma parte das reformas, os ônibus voltam a circular pela Rua Cinco de Abril a partir de hoje. As seguintes linhas têm embarque realizado na plataforma 3:

Futura

Brigada
Esmeralda
Guia Lopes
Princesa Isabel
Rondônia
Santa Clara
Travessão
Trenzinho
Verdes Campos
Vila Kroeff

Hamburguesa e Courocap

Vila Marte
Liberdade/Vila Campos
1º de Março

Recesso escolar facilita o trabalho

Já que são três frentes de trabalho simultâneas, o diretor de trânsito, Ricardo Schiavon, pede paciência aos usuários. “A gente orienta a comunidade a repensar o seu deslocamento, prevendo, antes de sair, qual o seu destino. Isso porque nem sempre a menor distância é a mais rápida”, explica. Mesmo com a previsão das alterações, Schiavon diz que o trânsito está mais tranquilo no Município nos últimos dias. “A cidade está uma maravilha. Esse período de férias escolares está ajudando nas obras, já que conseguimos retomar ela agora com força. Por isso, fechamos a Joaquim Nabuco, já que a intenção é de fazer o trabalho render neste mês, até a volta às aulas”, destaca.

Comunidade está na expectativa

Mesmo com o prejuízo que tiveram no final do ano, empresários e trabalhadores do comércio de Novo Hamburgo ainda tentam ver positivamente as obras de revitalização do Centro. "É um trabalho que precisa ser feito e nós ficamos na expectativa de que a cidade fique melhor depois da conclusão", comenta o comerciante Altemir Gonçalvez da Luz, 59 anos. O hamburguense afirma que tem observado que as pessoas estão mais calmas no início deste ano. "No final do ano passado estava todo mundo nervoso no trânsito, com essas alterações. Parece que ficaram ansiosos para chegar logo aos seus destinos. Até a questão do estacionamento prejudicou. Vejo que neste começo de ano diminuiu o fluxo e as coisas estão melhorando", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.