Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo Hamburgo

Após três anos parada, obras para tratamento de água são retomadas pela Comusa

Objetivo é aumentar em 25% quantidade de água tratada

Publicado em: 22.01.2019 às 07:44

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Contrato: primeira fase das obras deverá levar 10 meses
Uma obra parada há mais de três anos será retomada pela Comusa Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. O projeto de ampliação da Estação de Água Tratada (ETA) ampliará o volume de água tratada em 25%. Ao final do projeto, o volume total passará dos atuais 760 litros por segundo para 950 litros por segundo. A assinatura do contrato de início da primeira etapa foi realizada ontem.

O projeto completo prevê três etapas de obras em três pontos diferentes. A primeira delas são obras na ETA, com ampliação dos tanques de tratamento e da rede interna da estação. "O projeto foi interrompido pela necessidade de que fosse todo readequado, lá em 2015. Nossas equipes tiveram de fazer um estudo aprofundado das necessidades da Comusa para readequar tudo", lembra o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

Com custo de R$ 4,3 milhões, a primeira fase tem prazo de conclusão de 10 meses. Um novo tanque floculador, além de melhorias nos tanques já construídos, completará a obra civil nas instalações da ETA, no bairro Rondônia. "A ampliação do volume de água tratada melhorará ainda mais o abastecimento em toda a cidade. Teremos mais agilidade em eventuais situações problemáticas", reforça Lüders.

A etapa seguinte, em fase de licitação, completará a instalação das tubulações da adutora que aumentará a vazão da água que vem da captação até a estação de tratamento. A obra foi interrompida em ponto de travessia de um banhado próximo ao Rio dos Sinos.

A terceira etapa, em fase de elaboração do projeto, completará a construção da nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB) da autarquia. Com ela, a Comusa ampliará a capacidade de captação de água do Sinos, além de melhorar suas instalações físicas e os equipamentos utilizados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.