Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Nas férias

Tome cuidado com as conexões em redes abertas

Na época de passear longe de casa, esteja atento para riscos digitais

Por André Moraes
Publicado em: 27.01.2019 às 15:09

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: REDES WI-FI ABERTAS: conselho é evitar expor dados sensíveis, como senhas, cartão de crédito e internet banking
Se você vai entrar em férias, a sua cautela não precisa folgar também. Na época do ano normalmente dedicada aos passeios e às viagens, vale lembrar a necessidade de proteger os seus dados, justamente, quando você estiver longe de casa. Entre as precauções para evitar dor de cabeça está, principalmente, tomar muito cuidado com as conexões em rede Wi-Fi aberta.

É comum que usuários que estejam distantes de casa aproveitem as redes públicas disponíveis para conectar o celular e não consumir o plano de dados. Contudo, especialistas alertam que nestes casos deve-se adotar a cautela de não acessar aplicativos ou serviços que envolvam senhas, mesmo que elas estejam memorizadas no aparelho. A razão disso é que redes públicas podem não ter segurança criptografada, ou seja, os pacotes de informação que trafegam podem não estar protegidos, tornando possível que outras pessoas que estejam logadas na mesma rede interceptem dados sensíveis. Além disso, nem todos os locais que oferecem conexão gratuita ou disponível para visitantes tomam as devidas cautelas na configuração de suas redes, podendo ser alvo fácil de criminosos digitais.

Locais como pontos públicos de Wi-Fi, conexões de aeroporto e serviços disponibilizados gratuitamente em certos estabelecimentos estão entre os locais onde tomar cuidado. Limite suas conexões nestes locais ao extremamente necessário.

Seja discreto

Além de não acessar serviços que envolvam senha ou possam expor seus dados em locais públicos, vale também adotar algumas cautelas que valem o tempo todo, não só nas férias. Desative o bluetooth do seu celular, para evitar que outros usuários nas proximidades enxerguem o seu aparelho e o seu nome. Isso é importante porque em alguns casos de roubo de dados hackers invadiram aparelhos usando esta conexão, em casos onde o usuário nem sabia que tinha uma senha fraca, fácil de adivinhar, ou travada no padrão de fábrica.

É fácil esquecer o bluetooth ligado para quem usa, por exemplo, a conexão no automóvel. Ao sair, desative o serviço. Outro perigo são os bandidos mesmo. Use senha no seu telefone, para evitar que, em caso de roubo, acessem seus dados. Também fique de olho para não olharem por cima do seu ombro enquanto você digita. Em aeroportos e metrópoles como Rio e São Paulo há quadrilhas especializadas nisso.

Algumas cautelas

- Não use internet banking nem faça operações de cartão de crédito quando estiver usando uma rede Wi-Fi aberta. Nestes casos, prefira o seu próprio plano de dados, ou aguarde até estar em um local onde você tenha plena confiança na segurança da conexão.
- Utilize senha no seu smartphone, conselho válido para qualquer momento, não só nas férias. Isso evita que, caso o aparelho seja roubado, algum serviço com senha seja usado pelo ladrão, ou que sua caixa de mensagens e suas redes sociais sejam acessadas.
- Tenha cuidado com a conexão bluetooth, aquela que é usada para conexões de curta distância. comum em carros, caixas de som e até fones de ouvido, pode ser uma porta para invasão.
- Use antivírus ou proteção, não abra e-mails ou contatos suspeitos e cuide para ninguém espiar você digitando senhas.

Especialista alerta para redes

Foto por: Adair Santos/GES-Especial
Descrição da foto: Henrique Pufal
“Minha dica de segurança vai no sentido de tomar cuidado com as conexões em redes Wi-Fi abertas”, diz Henrique Pufal, diretor do Sinosnet. “Não existe ‘almoço grátis’. Suspeite de alguma rede aberta em locais movimentados. Pode ser uma isca para capturar dados pessoais, senhas ou até arquivos contidos no seu dispositivo”, alerta o especialista.

Pufal aconselha: “Se tiver que usar o aplicativo do banco ou realizar alguma compra on-line que exige o número do cartão de crédito, prefira utilizar a rede celular 3G/4G, ou aguardar o acesso através de uma rede Wi-Fi mais confiável.”

Saiba mais

90% dos brasileiros acessam banco em rede aberta.

58% dos usuários acreditam que os seus dados estão seguros mesmo ao usar conexão pública.

60% não tomam qualquer medida de segurança ao usar redes wi-fi fora de casa.

Estes dados fazem parte de uma pesquisa realizada em 2017 pela empresa de segurança Norton, que incluiu mais de 15 mil usuários de 15 países e mapeou também os hábitos dos brasileiros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.