Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Agronegócios

Piscicultor de Parobé cria biodigestor

Schirmer desenvolveu equipamento que alia economia e menos impactos ambientais

Por João Victor Torres
Publicado em: 29.01.2019 às 12:58 Última atualização: 29.01.2019 às 13:02

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: Schirmer desenvolveu equipamento que trará benefícios à sua propriedade
Alternativas. A vida no campo exige bem mais do que cultivar e cuidar bem daquilo que os produtores se propõem a comercializar. Dentro deste cenário, o piscicultor parobeense Alberto Schirmer, 45 anos, ressalta que pesquisas e análises de mercado fazem parte do seu cotidiano.

Dentro disso, buscou uma solução que visa dar mais sustentabilidade à propriedade e, de quebra, proporcionará uma economia importante no bolso. Ele desenvolveu em casa um biodigestor. A partir do momento em que estiver funcionando plenamente, ele poderá gerar energia elétrica para atender sua demanda e, também, gás. Schirmer detalha como iniciou seu interesse pelo assunto. “A partir da necessidade de fazer o tratamento das aparas do abatedouro e os dejetos dos animais. Com ele, posso esse tratamento, fazer o biogás metano para fazer o gerador e os fogões funcionarem e tocar a demanda”, exemplifica.


O piscicultor relata que isto não é nada novo, mas trata-se de algo pouco utilizado na região. “É milenar. Só que vem chamando muito a atenção. A Emater tem vindo aqui com frequência e a Feevale me fornecerá análises sobre o gás. Vão acompanhar o desenvolvimento do projeto comigo”, comenta Schirmer. Segundo ele, a expectativa é que a proposta se torne rentável e, com isso, tenha capacidade de auxiliar outros produtores. “Tomara que tenhamos resultados positivos”, complementa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.