Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Teatro Feevale

Lançamento de musical estrelado por crianças com autismo será dia 18

Projeto Sinfonia Diferente RS tem financiamento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Publicado em: 04.02.2019 às 11:11 Última atualização: 04.02.2019 às 11:13

Foto por: Patrícia Soransso
Descrição da foto: Crianças com autismo vão apresentar-se em julho
O projeto Sinfonia Diferente será lançado no dia 18 de fevereiro, às 19 horas, no Teatro Feevale, quando serão apresentados os objetivos e a equipe terapêutica que estará a frente deste processo que se encerrará em Julho com uma apresentação pÚblica. Com coordenação de Graziela Pires e Ana Carolina Steinkopf, o Projeto Sinfonia Diferente RS traz ao Rio Grande do Sul o primeiro Musical estrelado por crianças com autismo, através de financiamento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. 

Uma Sinfonia Diferente é uma metodologia inovadora na assistência e desenvolvimento das pessoas com autismo promovendo saúde, bem estar e proporcionando empoderamento e protagonismo para pessoas com autismo e suas famílias, mostrando seus potenciais para a comunidade. A metodologia consiste em quatro etapas: Inscrição e seleção de pessoas com autismo e voluntários, sessões de Musicoterapia em pequenos grupos de pessoas com autismo, apresentação pública, encerramento e devolutivas sobre a evolução da pessoa com autismo durante o processo.

Inscrições

Todo o processo será gratuito e as inscrições de voluntários e participantes ainda poderão ser realizadas no dia do evento. “ Buscamos voluntários de diferentes áreas para o trabalho mais diretamente ligado às crianças, tais como estudantes de psicologia, de Musicoterapia ou ligados à educação, mas qualquer pessoa que goste de desafios e que seja comprometida pode unir forças ao Projeto, pois temos diferentes tipos de voluntariados”, destaca Graziela Pires.

 

Mais sobre a musicoterapia

Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas. A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários. Evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.

O musicoterapeuta é o profissional de nível superior, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.