A Comusa comunicou no início da tarde desta quarta-feira (20) que voltou a operar com 100% de capacidade. Com isso, a distribuição de água em Novo Hamburgo, comprometida desde a madrugada de ontem, deve ser normalizada até o fim do dia. A autarquia afirma que a captação e o tratamento de água voltaram a ser realizados a pleno.
O problema na distribuição de água em Novo Hamburgo começou por volta das 3 horas de ontem, quando ocorreu a queima de um disjuntor, prejudicou a captação de água bruta do Rio dos Sinos. A promessa era que o serviço fosse normalizado ainda no fim do dia de ontem, o que não ocorreu devido a um segundo problema percebido no religamento do sistema. Ao longo desta manhã, metade dos 84 mil clientes da autarquia seguiam sem água e o abastecimento nos bairros era feito em forma de rodízio.
A Comusa afirmou, por nota, que, para viabilizar a retomada dos serviços, precisou adquirir emergencialmente uma nova unidade do equipamento danificado. Foram investidos R$ 126 mil na aquisição de um soft starter, equipamento que faz a inicialização eletrônica do sistema de bombeamento de água. Equipes da autarquia vêm trabalhando há cerca de 36 horas ininterruptamente na resolução do problema.
Procurada, a assessoria de imprensa da Comusa afirmou "que após um período mais longo sem abastecimento é comum a água ficar com uma leve coloração parada no cano sem afetar sua qualidade, que de mantém dentro dos parâmetros exigidos".