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Notícias | Região Após pane na terça-feira

Moradores entram no terceiro dia sem água em Novo Hamburgo

Há relatos de pelo menos quatro bairros com desabastecimento na manhã desta quinta-feira

Publicado em: 21.02.2019 às 08:29 Última atualização: 21.02.2019 às 08:41

Moradores de pelo menos quatro bairros hamburguenses entraram no quarto dia sem água. Na manhã desta quinta-feira (21), havia relatos de desabastecimento em partes do Canudos, Boa Saúde, Primavera e Petrópolis. O problema teve início na terça-feira, às 3 horas, após pane no sistema de captação da Comusa Serviços de Água e Esgoto. Ontem pela manhã, a autarquia operava com 50% da capacidade. Ao longo da tarde, o serviço começou a ser normalizado gradativamente. Porém a previsão era que o abastecimento só seria totalmente normalizado na manhã de hoje. De acordo com a autarquia, "residencias mais afastadas, mesmo em bairros que já estão sendo abastecidos, levam mais tempo para receber água".

Queixas

Uma família de moradores do bairro Santo Afonso ficou pelo menos 24 horas sem água. “Acho um absurdo a Comusa não dar resposta do horário do retorno da água. Se a gente não paga no dia, corre o risco de ter corte, mas e eles que não fornecem, o que ocorre?”, indaga a dona de casa Fabiane Timoto, 43 anos. Ela conta que o desabastecimento ocorreu na terça-feira, às 15 horas, e na manhã de quarta-feira nenhuma gota saía da torneira. “A água retornou só pelas 16 horas e veio fraca e escura”, acrescenta.

O profissional autônomo na área da construção civil, Jeferson Jost Bittencourt, 30 anos, conta que desde segunda-feira está sem água. A caixa d’água está ficando vazia. “Cabe algum reembolso por tanto tempo de água, porque a Comusa também proíbe abrir poço artesiano”, salienta.

Dona de casa improvisa no bairro Canudos

Foto por: Carolina Zeni/GES-Especial
Descrição da foto: GARRAFAS: comunidade economiza o pouco que tem
Assim como muitos moradores do bairro Canudos, a alternativa desde a manhã de terça-feira foi encher garrafas, jarras, baldes e galões de água. A dona de casa Nair Estafor, 66 anos, improvisou e encheu diversas garrafas PET. “Tenho uma caixa de mil litros que já está acabando. Estou economizando, estou tomando banho de balde e a água das garrafas também já está acabando”, comentou.

A revisora Necilda de Castro, 36 anos, estava sem água desde segunda-feira à noite. Ela pediu ajuda para o vizinho da frente, que tem caixa d’água. “Tenho que tomar banho de caneca e todo meu estoque já acabou. É chato ficar pedindo o tempo inteiro, porque falta água com muito frequência aqui”, disse.

Sem água no Mundo Novo

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: Vazamento no Mundo Novo
Quanto ao vazamento que ocorreu ontem, na Rua João Nunes da Silva, no Residencial Mundo Novo, e deixou 900 famílias sem água, a Comusa informou que houve um vazamento de proporção normal em uma rede antiga no Mundo Novo. “Nossa rede antiga, infelizmente, se rompe com certa frequência em diferentes pontos da cidade. Será refeita a rede local, por isso, a água deve voltar somente na manhã desta quinta-feira”, informou a Comusa.

Entenda o caso

1- O problema começou às 3 horas de terça-feira com a queima de um transformador do sistema elétrico na captação de água bruta junto ao Rio dos Sinos. A autarquia ficou sem poder captar água durante algumas horas, até que o transformador reserva pudesse ser acionado. Houve desabastecimento em todos os bairros.

2 - Após a substituição do transformador, ocorreu o segundo problema. O equipamento de inicialização de parte das bombas não funcionou. Com isso, a Comusa passou a operar com apenas metade da captação, restringindo sua capacidade de abastecimento. Foi iniciado um rodízio entre os bairros, para que cada região fosse abastecida em algum momento. Residências distantes sofreram mais com o problema.

3 - Equipes de engenharia da Comusa passaram toda a terça-feira trabalhando no conserto. No final da tarde a direção optou pela compra emergencial de um novo equipamento. Após passar parte da madrugada desta quarta-feira realizando a troca, o componente adquirido não funcionou. Na manhã de ontem o fabricante e as equipes da Comusa buscaram outro equipamento, cuja instalação foi finalizada por volta de 13 horas.

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