Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Crime ambiental

Homem é detido e 28 aves são resgatadas de cativeiro do bairro Santo Afonso

Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Semam, (51) 3594-9999 (ramal 9173), ou pelo e-mail denuncia_semam@novohamburgo.rs.gov.br

Publicado em: 21.02.2019 às 21:26 Última atualização: 22.02.2019 às 06:18

Foto por: PMNH / Divulgação
Descrição da foto: Pássaros de oito espécies diferentes foram resgatados no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo
Um homem foi detido e 28 aves de oito diferentes espécies, mantidas em cativeiro sem autorização, foram resgatadas no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) realizou a ação com o apoio de agentes da Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (21).

Pássaros como Bicudo, Cardeal, Bico de Pimenta, Trinca-ferro, Tupi, Azulão, Canário da Terra e um Coleirinho foram encontrados em uma casa na Rua da Fazenda. O detido foi conduzido para a 2ª Delegacia de Polícia (DP) para esclarecimentos. A ação foi realizada após denúncia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que recebeu as aves.

Segundo o artigo 29 da Lei Federal 9605/98 (que dispõe da posse de aves nativas sem autorização do órgão ambiental competente – IBAMA) e artigo 26 da Instrução Normativa IBAMA 015/2010 (posse de aves híbridas), manter animais sem autorização em cativeiro é crime ambiental.

A previsão de sanção é de detenção de seis meses a um ano e multa de 500 reais por exemplar nativo não constante em listas de espécies ameaçadas - para estas espécies a multa é de 5 mil reais cada. Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Semam, (51) 3594-9999 (ramal 9173), ou pelo e-mail denuncia_semam@novohamburgo.rs.gov.br.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.