Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Chuvarada

Caos em Novo Hamburgo: alagamento atinge casas e lojas e carros ficam ilhados

Moradores precisaram até usar barco para resgatar pessoas em casas inundadas

Publicado em: 09.03.2019 às 09:30 Última atualização: 09.03.2019 às 11:10

Foto por: Demari Kegler Wagner/Especial
Descrição da foto: Moradores do Industrial tiveram que usar barco
A noite de ontem e a madrugada deste sábado (9) foram de caos em Novo Hamburgo. Até as 9 horas de hoje, o volume de chuva foi tanto que chegou a 113 milímetros na cidade, segundo a MetSul Meteorologia.

Casas e lojas foram alagadas, trazendo mais uma vez ao município o drama das inundações na região. Bairros como Canudos, Rondônia, Industrial e Santo Afonso calculam os estragos nesta manhã. 

Segundo o tenente Claudiomiro da Fonseca, coordenador da Defesa Civil, a situação está sendo avaliada e pelo menos cinco famílias estão desabrigadas. 

O corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo atendeu inúmeros casos de motoristas ilhados dentro de carros na cidade. O sargento Jorge Luís Copetti explica que foram cerca de 50 minutos de chuva forte. Os principais casos foram no Centro e no bairro Ideal, perto da rodoviária. 

Pessoas retiradas de barco

No bairro Industrial, a educadora social desempregada Demari Kegler Wagner, de 57 anos, e vizinhos usaram um barco para resgatar pessoas nos pontos de maior alagamento. "Em 45 anos, eu nunca tinha visto algo assim. A água veio até a esquina da minha casa. Foi muito rápido", diz. Ela ainda afirma que sua casa está cheia de crianças removidas de pontos perigosos no bairro. 

Parte de casa desabou

Na Rua Taquara, no bairro Rondônia, parte de uma casa desabou. O banheiro da residência, que fica ao lado de um arroio, cedeu. 

Loja de tecidos alagada

Na Avenida Nações Unidas, o proprietário de uma loja não imaginava encontrar o local inundando na manhã deste sábado. O empresário João Sartor avalia que as perdas na loja de tecidos Restoke chega aos R$ 30 mil. "Alagou uns 30 centímetros. Isso não acontecia desde que o trem foi instalado aqui", lamenta.

A MetSul ainda informou o volume da chuva em outras cidades

Campo Bom: 102 mm
São Leopoldo e Sapucaia do Sul:  75 mm
Canoas: 54 mm
Porto Alegre: 49 mm

Abaixo, veja boletim da Prefeitura:

"- O gabinete da prefeita, Defesa Civil e secretarias municipais iniciaram ainda pela madrugada o auxílio aos atingidos pelas chuvas e a vistoria de locais, bem como o levantamento de danos. 

- Os bairros Canudos e Santo Afonso concentraram a maior parte das vistorias da Defesa Civil, em razão da quantidade de casas atingidas. No Centro e demais bairros do município, os prejuízos também serão avaliados ao longo dia.

- A Defesa Civil ainda contabiliza o número de atingidos e os danos.

- Até o momento, a Secretaria de Desenvolvimento Social registrou 5 famílias desabrigadas, sendo que a maior parte foi abrigada em casa de familiares.

- De acordo com a Metsul Meteorologia, choveu aproximadamente 113 mm no município até as 09h da manhã.

- O abastecimento de água pela Comusa permanece inalterado.

- Os bombeiros não registraram nenhum atendimento durante a madrugada relacionada à chuva.

- As UFSs e UBSs estão abertas neste sábado, das 8h às 17h, com exceção da unidade Getúlio Vargas.

- A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários já está percorrendo as ruas da cidade para avaliar os danos causados pelo temporal e avaliar as medidas que serão adotadas.

Doações

A Prefeitura de Novo Hamburgo receberá doações na Fenac (Rua Araxá 505 - Bairro Ideal). Estão sendo recebidos itens de limpeza, como vassoura, alvejante, álcool, rodo, saco de lixo e balde.

Um novo boletim será publicado com informações atualizadas no início da tarde."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.