Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Da década de 30

Revitalização do Centro deixa à mostra um passado sem asfalto na Pedro Adams Filho

Antigo calçamento da avenida reaparece com obras na área central

Publicado em: 28.03.2019 às 14:38

Foto por: Débora Ertel/ GES-Especial
Descrição da foto: Máquinas retiraram o asfalto para instalar os canos e o calçamento antigo reapareceu
Quem passa pelo Centro de Novo Hamburgo, em meio às obras de revitalização, pode se deparar com pedaços da história da cidade sendo, literalmente, desenterrados. O calçamento de paralelepípedo da antiga Pedro Adams Filho está à mostra, revelando um tempo onde o asfalto não fazia parte da paisagem da área central. 

"O calçamento da Pedro Adams Filho original pode ter sido implementado no início da década de 30, quando a cidade passa por intensa modernização", destaca Paulo Daniel Spolier, historiador do Arquivo Público de Novo Hamburgo. Segundo Spolier, a Pedro Adams Filho, ainda sem esse nome, já havia passado, como boa parte das ruas do Centro, por processos de urbanização desde a emancipação, em 1927.

Como Avenida Pedro Adams Filho, a via foi inaugurada com esse nome em maio de 1936 pelo prefeito Ângelo Provenzano, homenageando o industrial morto em setembro do ano anterior. Na época, a via se constituía, segundo o Ato 74 de 16 de maio de 1936, da avenida que passa "entre o edifício da Prefeitura e a Praça 14 de Julho, na parte compreendida entre a Rua 15 de Novembro a Travessa Corte Real."

As obras neste trecho da Pedro Adams Filho começaram em 4 de fevereiro. Os comerciantes das Bancas, tradicional ponto do Centro, tiveram de sair para a realização das obras. O trecho deve receber novas redes de água, esgoto, elétrica e também ter uma repaginada em seu layout. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.