Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Controladores

BR-386 terá novamente pardais no trecho de Nova Santa Rita

Prefeitura reclama da demora no início do funcionamento dos equipamentos

Por Tamires Souza
Publicado em: 16.04.2019 às 10:49 Última atualização: 16.04.2019 às 11:06

Divulgação/ PNSR
Reclamação: prefeitura de Nova Santa Rita acredita que houve falta de planejamento do Dnit
Já estão instalados os novos controladores de velocidade na BR-386, no trevo da Santa, em Nova Santa Rita. O fim de semana foi de obras na rodovia, que antecederam a instalação. As intervenções incluíram limpeza do sistema de drenagem, roçada e poda de vegetação, pintura da sinalização horizontal, recuperação no pavimento sobre a ponte, entre outras, executadas pela concessionária CCR ViaSul.
No entanto, os equipamentos ainda não estão funcionando na via.

“Não há nada formalizado para o município, empresa informou inicio da instalação, mas não detalhou datas”, comenta o secretário de secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). O município conclui que houve falta de planejamento nas mudanças dos pardais. “Houve falta de planejamento do Dnit e do governo do Estado. Entre término e instalação dos novos pardais não deveria levar todo este tempo”, aponta Rodrigo Batistella.

O impacto da retirada dos controladores, segundo o secretário, se reflete no aumento de acidentes na BR-386. “São fundamentais para segurança no trânsito. Depois da instalação de dois controladores em 2016, no trevo do Santa, foi registrado 98% de redução dos acidentes no local”, contextualiza o secretário.

O que diz a CCR

A CCR ViaSul informa que a PRF atua na intensificação da fiscalização no local. “Em função da demanda emergencial em alguns pontos, como em Nova Santa Rita, em decorrência do registro frequente de acidentes nas últimas semanas, a instalação do equipamento está sendo antecipada, como ação preventiva acordada em parceria com a PRF”, diz a CCR, mas não precisa data para início do funcionamento em Nova Santa Rita.

Foi notícia

Após a retirada dos controladores de tráfego (pardais) na BR-386, a prefeitura de Nova Santa Rita pediu explicações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Ninguém avisou, nenhum órgão publico. Ficamos surpresos, depois de tantos anos lutando junto ao Dnit pela implantação”, avalia o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Rodrigo Batistella. O assunto foi notícia do Diário de Canoas em 05 de fevereiro deste ano. Os controladores estavam localizados na rótula do bairro Sanga Funda e na rótula Centro/Caju. O motivo relatado pela PRF, de acordo com nota do Município, foi a falta de renovação do contrato entre o Dnit e a empresa responsável pela gestão dos controladores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.