Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança

Cerco eletrônico deve estar em funcionamento até o final do ano

Licitação é considerada regular e verbas federais vão vir

Publicado em: 23.04.2019 às 03:00 Última atualização: 23.04.2019 às 08:07

Os entraves estão desfeitos e o cercamento eletrônico de seis municípios do Vale do Sinos cada vez mais próximos de virarem realidade. Em uma reunião ontem, em Porto Alegre, o governador em exercício Ranolfo Vieira Junior recebeu a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Sinos (Amvars) e prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, a vice-presidente e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, e o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon, onde deu as boas notícias. "Tínhamos uma representação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra o processo licitatório. Na última quarta-feira, o relator se manifestou por dar seguimento. Corríamos o risco de perder o valor do convênio, pois não haveria tempo para outra licitação", explica Ranolfo.

A outra questão era referente ao repasse de R$ 4,8 milhões por parte da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). "Na quinta-feira, recebemos da Senasp um pedido de informações sobre o processo que já devem ter sido encaminhadas pelo setor responsável hoje (ontem)", disse. Segundo Ranolfo, que acumula a pasta da Segurança Pública, é um processo corriqueiro neste tipo de repasse. "Estamos na expectativa da liberação da verba nos próximos dias", projeta. A projeção do Estado é que a instalação e início da operação das câmeras ocorram antes do fim deste ano.

São Leopoldo terá 37 kits de câmeras de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), que vai compartilhar dados com as polícias e o Estado. O prefeito Ary Vanazzi comemorou a notícia. "Vamos ter o maior número de câmeras e, com novo sistema de monitoramento, que poderá ser integrado com câmeras privadas, aumentar a capacidade de vigilância e controle da segurança, melhorando o trabalho da Guarda e ampliando o Gabinete Integrado." Também receberão kits Campo Bom (16), Dois Irmãos (6), Lindolfo Collor (4), Sapiranga (11) e Novo Hamburgo (26).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.