Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Mau tempo

Previsão de chuva para os próximos dias mobiliza Defesa Civil em Novo Hamburgo

Pode chover forte entre hoje e sábado. Rio exige atenção

Por Felipe Nabinger
Publicado em: 09.05.2019 às 03:00 Última atualização: 09.05.2019 às 09:57

Foto por: Arquivo/GES
Descrição da foto: Previsão: alagamentos podem atingir áreas como Santo Afonso
Com as chuvas dos últimos meses, o nível do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo, que tem média em 2,5 a 3 metros, está em 5,9 metros. A medida é considerada alta e caso se confirmem  prognósticos do retorno das chuvas entre hoje e sábado, a Defesa Civil acredita que possa chegar próximo dos 7 metros.

No entanto, conforme o coordenador tenente Claudiomiro da Fonseca, não há razão para alarde às comunidades ribeirinhas. "O Rio dos Sinos começa a causar transtornos após os 7 metros. Mas quando ele chega a 6 metros, e isso acontece de forma rápida, ele atinge uma baixada na várzea, na Avenida dos Municípios, o que dificulta que ela chegue neste nível, pois ele para de subir verticalmente e água se expande horizontalmente", explica. 

Fonseca garante que a Defesa Civil já monitora a situação e recomenda que as pessoas não deixem suas casas. "Avisamos quando há prognósticos de chuvas, o que não quer dizer que eles se concretizem. E caso se confirme, o melhor é que as pessoas fiquem dentro de casa, o que facilita o trabalho de resgate", afirma.

Aviso

Ontem, um carro de som transitou por bairros como Lomba Grande, Santo Afonso, Canudos e Industrial, os mais atingidos em caso de níveis altos de chuva, informando sobre a possibilidade de grande volume entre quinta-feira e sábado, com risco de tempestades de raios e rajadas fortes de vento.

A mensagem da Prefeitura orienta que a população fique atenta e acione o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil em caso de necessidade pelos telefones 193, (51) 98019-9178, (51) 99964-3889, (51) 98058-9979 e (51) 98682-9858.

Plano de contingência

Em casos mais graves, o município aciona o plano de contingência, que conta com temos pontos de abrigos fixos nos bairros Canudos, Lomba Grande e Santo Afonso, além transporte para socorrer a população. Conforme o tenente Fonseca, o plano, baseado no documento padrão da Defesa Civil do Estado, mas com algumas especificidades do município, está em fase de ampliação. Quanto ao vendaval do último domingo, o coordenador municipal do órgão garante que a maioria das situações de árvores caídas e problemas na rede elétrica foram resolvidas por Bombeiros e pela concessionária de energia, respectivamente. A Defesa Civil distribuiu lonas para famílias que tiveram problemas com o destelhamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.