Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Animalescas

Conheça os mitos e verdades sobre a castração

Medida traz benefícios para a saúde, além de diminuir a população que vive nas ruas

Por Juliana Nunes
Publicado em: 13.05.2019 às 03:00 Última atualização: 13.05.2019 às 09:07

Foto por: Juliana Nunes/GES-Especial
Descrição da foto: ROSE: veterinária trabalha com castrações há quase dez anos
Realizada popularmente em cães e gatos, a castração e esterilização envolve muitas dúvidas. Em alguns casos não é feita justamente por desconhecimento de seus benefícios e pelo medo do procedimento cirúrgico. Segundo a médica veterinária Rose Laura Cardoso, 41 anos, salvo exceções, o procedimento é simples. "No macho, se retiram os testículos, e na fêmea, o útero e os ovários.

Em média, leva uma hora, o que demora mais é a parte da anestesia", explica Rose, que conta também sobre a recuperação, que envolve o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. "Leva cerca de uma semana, e o cuidado maior é nos três primeiros dias. É importante neste tempo não deixar o animal sozinho, ficar de olho pelo menos no início. Também se utiliza o colar elizabetano", diz.

A indicação é que se faça a castração aos cinco meses, tanto para cães e gatos, e para fêmeas também deve-se fazer antes do primeiro cio. "Se faz uma avaliação durante a consulta, é quando sabemos o histórico daquele animal. Depois, são realizados exames de sangue. Dependendo do resultado, pode haver também exames de coração para avaliar qual melhor protocolo anestésico e aí só depois a cirurgia é marcada", destaca Rose.

Injeções

Encontrada com facilidade, a 'injeção anti-cio' prejudica a saúde dos animais e pode custar suas vidas. "É uma bomba de hormônio, encontrada também em comprimido, usada para que o animal não tenha cio. Isso faz muito mal. Uma única aplicação pode gerar tumores e muitas vezes não é eficaz contra a gravidez. Fale com a clínica, negocie, mas faça a castração. Quem ama, castra", ressalta Rose.

O que você precisa saber

- A castração evita fugas, gravidez psicológica, tumores, infecção uterina, demarcação de território e brigas.

- Ela prolonga a vida dos animais em até cinco anos. Animais adultos podem, e devem, ser castrados.

- Não é regra o animal engordar, vai depender da raça e da alimentação do pet. A personalidade também não muda. Um cão de guarda, por exemplo, não vai ficar 'bobão' após a cirurgia. O gato também não vai parar de brincar apenas porque foi castrado. Também é mito que machos perdem a virilidade e que fêmeas precisam tirar a primeira cria.

- O gato que costumava dar passeios pela rua não será impedido disso com a castração. "Se ele é acostumado, vai fazer. Eles deixam de procriar, mas não perdem o instinto", comenta Rose.

- É importante que a cirurgia seja feita em uma clínica veterinária especializada. Verifique desde a instalação até os profissionais envolvidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.