Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estância Velha

Pacientes que aguardam na fila por exames de imagem devem procurar a Promotoria

Orientação foi dada após operação da Polícia Civil que investiga fraude na marcação e pagamento de procedimentos

Publicado em: 14.05.2019 às 12:04 Última atualização: 14.05.2019 às 12:17

Foto por: Polícia Civil/ Divulgação
Descrição da foto: Mandado são cumprindos em Estância Velha, Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Mostardas
A Promotoria de Justiça de Estância Velha pede aos pacientes que aguardam há tempo na fila por um exames de imagem que procurem a sede do órgão. A orientação foi dada na manhã desta terça-feira (14) após a Polícia Civil deflagrar uma operação contra um esquema fraudulento na Secretaria de Saúde do município, onde procedimentos como raio-x, ecografia e tomografia eram agendados, mas nunca realizados. 

Segundo a investigação, a empresa contratada recebia pelo exames não realizados. Cinco pessoas da empresa, além da secretária interina de Saúde, Eloise Gernhardt, o secretário licenciado, Mauri Martinelli, e a ex-secretária de Saúde Ana Paula Macedo foram presos

Em nota, a Promotoria afirma que tem acompanhado a investigação e que "manifestou-se favoravelmente aos pedidos de prisão temporária e de busca e apreensão requeridos pela Polícia Civil". A Promotoria irá orientar os pacientes e também explicar os resultados da operação de hoje.

A Promotoria de Justiça fica na Rua Ruy Barbosa, nº 177, no Centro de Estância Velha.

O esquema 

A chamada Operação Anamnese foi deflagrada nesta terça e, segundo a Polícia Civil, apura um suposto esquema onde uma empresa cobraria por exames de imagens que não eram realizados ou informava número maior de procedimentos. Entre os exames estão raio-X, ressonância magnética, tomografia e ecografia. O valor recebido pela empresa já supera R$ 2 milhões, mas nem todo montante teria sido pago de forma irregular.

São apurados crimes de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória e associação criminosa.

De acordo com a investigação, a empresa envolvida é a Previne que foi comprada recentemente. A atual gestão não teria envolvimento com o esquema. A fraude teria sido executada durante a administração do empresário anterior.

A Prefeitura de Estância Velha enviou uma nota no final da manhã desta terça sobre o caso. Leia:

"A Prefeitura Municipal de Estância Velha informa que está à disposição da Justiça quanto as investigações da suspeita de fraude em exames médicos realizados pela Clínica Previne. A Administração está colhendo informações adicionais para que, posteriormente, sejam tomadas as medidas cabíveis com relação aos fatos.

Repudiamos qualquer ato ilícito ou fraude independente do setor da Administração Pública, neste caso, envolvendo a saúde da comunidade. Diante disso, a gestão municipal é a mais interessada em esclarecer os fatos denunciados."


A reportagem do Jornal NH tenta falar com os citados para contraponto, mas ainda não conseguiu contato.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.