Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região 18 de maio

No dia de combate ao abuso e exploração de crianças, veja como denunciar

Data foi escolhida em alusão ao Caso Araceli, menina de 8 anos violentada e cruelmente morta no Espírito Santo em 1973

Publicado em: 18.05.2019 às 15:39

Foto por: Roger N. Hartmann/Especial
Descrição da foto: Conselheiras tutelares de Novo Hamburgo distribuíram flores feitas por crianças
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado neste sábado (18), o Jornal NH destaca como denunciar o crime. Ações ocorreram em cidades da região. Nesta manhã, conselheiras tutelares de Novo Hamburgo fizeram uma ação na Praça Punta Del Este, na frente do shopping.

Em Parobé, ainda na quinta-feira ocorreu palestra na Câmara de Vereadores sobre o tema. Cidades como Estância Velha e Novo Hamburgo também tiveram programação ontem.

Violência sexual

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, em que o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores, por comida ou presentes. Estima- se que 61% dos casos de abusos e exploração ocorram com meninas. 

Como denunciar

O Disque 100 é um serviço do governo federal que recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Ele funciona diariamente, durante 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100. As informações depois são repassadas aos órgãos competentes da cidade onde o caso aconteceu. Também é possível fazer uma denúncia diretamente para a Polícia e o Conselho Tutelar.

Caso Araceli

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. O crime ficou conhecido como "Caso Araceli". A data foi estipulada como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.