Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Sapiranga

Após morte de bebê, Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue

Até o momento, 51,97% da população prevista para ser imunizada já procurou um posto de saúde e recebeu a vacina

Publicado em: 20.05.2019 às 14:58 Última atualização: 20.05.2019 às 15:56

Foto por: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Descrição da foto: Campanha de vacinação contra a gripe prossegue em Sapiranga
Em andamento desde o dia 10 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue em Sapiranga para imunização dos grupos prioritários. Até o momento, 51,97% da população prevista para ser imunizada já procurou um posto de saúde e recebeu a vacina. A campanha recebe destaque após a morte de um bebê de 11 meses em decorrência de complicações do vírus da gripe.

Segundo informações de levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 10.121 pessoas integrantes dos grupos prioritários ainda não compareceram a uma unidade de saúde para serem imunizadas. Para facilitar o acesso da comunidade, entre segunda e sexta-feira, ou seja, de 20 a 24 de maio, a sala de vacina do Posto de Saúde do Centro, localizado na Av. João Correa, 1658, funcionará em horário estendido.

A população dos grupos prioritários, nesses dias, poderão buscar a imunização até às 20 horas. Além do posto do Centro, em Sapiranga a ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das 7h30 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. As doses só não são disponibilizadas na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Especializada (USE), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (ao lado do Hospital Sapiranga), porque estes locais são voltados a serviços de atendimento de emergência e de especialistas.

Cuidados para evitar contágio

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que está vigilante quanto aos episódios que envolvam a saúde pública e orienta sobre os cuidados preventivos que podem ser adotados para evitar o contágio, como por exemplo: lavagem frequentes das mãos; manter ambientes arejados; ao tossir e espirrar cobrir o nariz e a boca com lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de higiene pessoal.

Orientações e medicação

Na eventualidade de sintomas de gripe serem detectados, a comunidade deve procurar por atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. A enfermeira da unidade poderá avaliar e tomar conduta indicada para a situação.

Em caso de prescrição da medicação Oseltamivir ou Tamiflu, a Secretaria Municipal da Saúde os disponibiliza gratuitamente e os mesmos ser retirados junto a Vigilância Epidemiológica situado na Rua Getúlio Vargas, 505, Centro, e na UPA 24 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.