Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estação São Luís

Após quase 5 horas preso em bueiro da Trensurb, idoso é resgatado pelos bombeiros

Morador de Sapiranga foi retirado do buraco na madrugada desta quarta-feira

Publicado em: 22.05.2019 às 17:17 Última atualização: 22.05.2019 às 17:50

Resgate depois de horas: história inacreditável aconteceu na madrugada desta quarta-feira (22)"Eu nunca tinha visto nada parecido", relata o major Mario Jorge Teixeira ao falar sobre o resgate de um idoso de dentro de um bueiro na Estação São Luís, em Canoas, feito com sucesso na madrugada desta quarta-feira (22). "No meio da adrenalina, a gente só pensou em tentar em encontrá-lo e tirá-lo de dentro do buraco. Ninguém teve tempo para pensar no inacreditável da coisa toda. Só agora está dando para avaliar", completou o oficial de 32 anos ao recordar o trabalho noite adentro.

A ocorrência teve início por volta das 21 horas, segundo o bombeiro. Foi mais ou menos neste horário que Alderi Klein, 61 anos, caiu em um buraco em paralelo às linhas da Trensurb, na Estação São Luis. O bueiro estreito e com quase 3 metros de profundidade impossibilitava qualquer tentativa de escalada.

Felizmente, seu Alderi tinha o celular no bolso. Foi através dele que conseguiu contatar o filho no município de Sapiranga. "Eu estava jogando futebol bem tranquilo e quando fui atender a uma chamada do meu pai, descobri que ele estava preso dentro de um buraco", relata Marlinton Klein.

Era quase 22 horas quando o jovem de 22 anos e um tio foram para Canoas em busca do seu Alderi. Foi no caminho que conseguiram avisar o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Canoas. A partir deste ponto, quase 30 pessoas deram início às buscas. "Eu quase nem acreditei quando fiquei sabendo", recorda o major Teixeira. "Ele nem sabia ao certo em que ponto estava. Poderia estar em Esteio ou Sapucaia e ainda assim a gente não saberia", diz.

Com a sirene do caminhão ligada, o veículo percorreu as vias em paralelo aos trilhos do trem até que o homem ouvisse o barulho. "Tive esta ideia porque sabia que assim que ele ouvisse o barulho da sirene, estaríamos próximo ao local de resgate", explica o major. "Ainda bem que o celular dele resistiu, senão seria uma busca sem fim."

Por volta das 2h40, seu Alderi enfim foi encontrado dentro da Estação São Luis, próximo aos trilhos do trem, em paralelo à Avenida Guilherme Schell. "Ninguém entendeu ao certo como ele chegou ali, mas o importante é que conseguimos resgatá-lo apenas com alguns arranhões", avaliou Teixeira. Encaminhado para a emergência do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), o idoso acabou sendo liberado no meio da manhã. "Agora o pai está bem, dormindo, no quentinho em casa, mas o susto foi grande", desabafa Marlinton. "Acho que daria um filme."

E como ele foi parar no buraco?

Morador de Sapiranga, Alderi Klein tem ido a Canoas quase todos os dias por conta do acompanhamento que vem fazendo da mulher, internada no Hospital Universitário (HU). Pois no final da tarde desta terça-feira (21), uma forte cólica atingiu o idoso. Ele tentou ser atendido no HU mesmo, mas seu filho disse que não conseguiu. Aí então caminhou da Ulbra até o Hospital de Pronto Socorro. Foi somente à noite, após conseguir atendimento, que resolveu voltar para casa. E foi aí que ele se perdeu. "O pai não conhece direito Canoas", fala o filho. "É quase certo que ele pensava que já estava em Novo Hamburgo enquanto caminhava perto dos trilhos."

Trensurb alerta para o perigo

Via assessoria de comunicação, a empresa Trensurb apontou que o resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros com o apoio dos metroviários. A empresa aproveitou para destacar que o idoso entrou em uma área de risco enorme, sendo que o homem caiu em um espaço de drenagem que fica em paralelo aos trilhos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.