Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Pela região

Maio é mês de alerta ao câncer de boca; veja quando e onde fazer exames gratuitos

Atividades levam informações e testes à comunidade

Por Juliana Nunes
Publicado em: 24.05.2019 às 09:47 Última atualização: 24.05.2019 às 09:52

Foto por: Reprodução/PixaBay
Descrição da foto: O câncer de boca e lábios é uma doença que precisa de atenção extra para prevenção
Uma doença silenciosa e difícil de ser diagnosticada. Assim é o câncer de boca, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), teve 14,7 mil novos casos somente em 2018, sendo 11,2 mil entre homens e 3,5 mil em mulheres. Em Novo Hamburgo, segundo o coordenador da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Darlan Rodrigues Lima, pouco mais de 5% dos casos de câncer detectados em pacientes do Município são de boca.

“A Liga Feminina de Combate ao Câncer acompanha estas pessoas e nos passou que, em 2018, foram 28 registros. Mas devem ser mais, porque muitos não procuram o dentista e o médico. O grande risco é o diagnóstico tardio. Temos visto casos em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, que é sempre cirúrgico. Tem que tirar a lesão e muitas vezes é preciso fazer radioterapia e até quimioterapia”, explica Lima, que também fala de possíveis sequelas permanentes em casos de detecção tardia da doença.

“Dependendo do tumor, se torna mutilante. A pessoa perde pedaço da face, do lábio, da língua, da mandíbula. Se torna uma lesão permanente e afeta também a autoestima do paciente ”, explica o coordenador.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. Por isso, foi instituída no Brasil a Semana Nacional da Saúde Bucal, que ocorre em outubro, e, no Rio Grande do Sul, são realizadas ações também no mês de maio, denominado Maio Vermelho.

Fumantes

Estima-se no País que 95% dos pacientes com câncer de boca são fumantes. “É o principal fator externo. Não significa que todo fumante terá o câncer, mas é um dado muito significativo, e se associado ao álcool aumenta mais ainda. Temos ainda a exposição solar, é preciso usar além do protetor solar, o protetor labial. Alimentação saudável também é essencial, aliada à higiene bucal”, revela Lima.

Dia D pela região

Novo Hamburgo

O Dia D da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal será neste sábado (25), com 300 atendimentos disponibilizados gratuitamente no Espaço Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, no Centro. O atendimento será feito por uma equipe formada por professores e pós-graduandos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) das 8h30 ao meio-dia, e ocorrerão por ordem de chegada. “O exame é gratuito, rápido e indolor e será feito em ambiente privado, sem exposição alguma”, conta Lima, que também explica possíveis encaminhamentos para a rede pública de saúde.

“O mais importante da campanha é que se for detectada qualquer lesão suspeita, ou já se fizer um diagnóstico, o paciente já sai com horário agendado com especialista para fazer o procedimento. Se for um caso mais avançado, recebe marcação para ser atendido no Hospital das Clínicas em Porto Alegre, nesta parceria com a UFRGS”, destaca o coordenador da Saúde Bucal em Novo Hamburgo, Darlan Rodrigues Lima.

Campo Bom

No município, foram diagnosticados, pela rede pública de saúde, dois casos de câncer de boca de 2018 para cá. O Dia D do Maio Vermelho será no dia 31 quando a equipe de Saúde Bucal realizará diversas atividades de prevenção. Haverá orientações sobre o autoexame, sala de espera, rodas de conversa e exames preventivos para quem quiser.

A atividade acontece nas seguintes unidade de saúde: Estratégia de Saúde da Família (ESF) Operária e Aurora, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; ESF Imigrante Norte, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas; Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulista, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30; Unidade de Saúde da Família (USF) Rio Branco, das 8 às 17 horas; USF 25 de Julho e Santa Lúcia, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Dois Irmãos

Em Dois Irmãos, não há eventos específicos este mês. Mas, segundo a prefeitura, ações de conscientização e prevenção são promovidas o ano todo. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, os dentistas Rafael Garcia Garzon e Marília Heinzmann Griebeler desenvolvem um trabalho em conjunto na prevenção de doenças e cuidados bucais desde 2015. Segundo Garzon, a partir destes atendimentos, foram identificados 12 pacientes com câncer de boca. Destes, apenas cinco sobreviveram. ”A chance de cura está relacionada ao diagnóstico precoce”, alerta Rafael. A cidade investe também em orientação sobre higiene bucal nas escolas, nas unidades de saúde e em eventos do município.

Sapiranga

A prefeitura de Sapiranga informou que não há casos diagnosticados de câncer de boca este ano no município. Sobre as ações, a administração destacou que tem realizado ao longo do mês atividades de prevenção da doença, entre elas palestras em escolas municipais, unidades de saúde e salões paroquiais. A próxima palestra será no dia 28 de maio às 8 horas na Associação de Moradores João Goulart. O encerramento do Maio Vermelho será no dia 29 de maio, nos salões paroquiais das comunidades Nossa Senhora do Carmo e São Francisco do bairro Oeste com palestras às 13 e às 15 horas.

Taquara

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, a secretaria não dispõe dos números de casos confirmados de câncer de boca, já que todas as suspeitas encontradas no município são rapidamente encaminhadas aos especialistas, em Porto Alegre. “Todos os dentistas que atendem nas UBSs realizarão palestras nos seus locais de trabalho, dentro do consultório e na sala de espera, orientando a comunidade sobre os fatores que podem causar o câncer de boca e a importância da prevenção para reduzir a incidência desta doença”, informou Petry.

E no dia 31 de maio, Dia D de prevenção ao câncer de boca, será realizada uma série de atividades, como palestras, distribuição de material informativo e educativo, entre outras, na UBS Mundo Novo (Rua Flores da Cunha, 1665) O evento, que será aberto ao público do bairro e do restante do município, iniciará às 13h30min.

Estância Velha

A prefeitura informou que lançará sua programação do Maio Vermelho na próxima quarta-feira, na abertura do Dia do Desafio.

Sintomas e tratamento

Sintomas

- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas 
- Nódulos (caroços) no pescoço
- Rouquidão persistente
Fonte: INCA

Tratamento

Em Novo Hamburgo, o tratamento pode ser feito pela rede municipal de saúde. Conforme o coordenador da Saúde Bucal no Município, Darlan Rodrigues Lima, se durante visita ao dentista for identificada uma lesão suspeita, o paciente é encaminhado para atendimento especializado. “Será encaminhado para o profissional de referência, que em Novo Hamburgo é o doutor Ricardo Paiva. Confirmando a suspeita, ele removerá a lesão e mandará para o laboratório analisar. Se for diagnosticado câncer e for necessário outros procedimentos, o paciente será encaminhado para o Hospital Regina”, detalha Lima.

EmNovo Hamburgo, o tratamento pode ser feito pela rede municipal de saúde. Conforme o coordenador da Saúde Bucal no Município, Darlan Rodrigues Lima, se durante visita ao dentista for identificada uma lesão suspeita, o paciente é encaminhado para atendimento especializado. “Será encaminhado para o profissional de referência, que em Novo Hamburgo é o doutor Ricardo Paiva. Confirmando a suspeita, ele removerá a lesão e mandará para o laboratório analisar. Se for diagnosticado câncer e for necessário outros procedimentos, o paciente será encaminhado para o Hospital Regina”, detalha Lima.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.