Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo Hamburgo

Bancas vão receber nova cobertura, bancos e mesas

Local também receberá 14 conjuntos de mesas e 56 cadeiras

Por Bianca Dilly
Publicado em: 06.06.2019 às 03:00 Última atualização: 06.06.2019 às 07:59

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: Ganhando forma: cobertura nas Bancas é erguida durante a noite
Quem passou pelas bancas da Avenida Pedro Adams Filho, no Centro de Novo Hamburgo, nos últimos dias, viu que mais uma etapa das obras de revitalização está em andamento. Depois da reforma na parte interna, começou a ser instalada a nova cobertura do local. Esta fase iniciou na última segunda-feira e vai seguir pelos próximos dias, quando também começa a instalação das mesas e bancos no espaço.

Para finalizar as novidades das bancas, o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, estima que serão necessários em torno de 15 a 20 dias, dependendo do clima.

Na nova cobertura, por mais que os postes do telhado já estejam fixados, o trabalho dos profissionais responsáveis pode ter passado despercebido por parte da comunidade. Isso porque a execução do telhado está ocorrendo à noite. "Por entender que seria mais uma situação que poderia causar transtorno no trânsito, conseguimos ajustar com a empresa contratada para que o trabalho acontecesse depois do período de maior movimento no local", explica.

Dessa maneira, no início desta semana as atividades ocorreram entre 21 horas e até 1 hora da madrugada. "Foi uma surpresa positiva e o pessoal das bancas gostou. Vamos continuar assim, aproveitando o tempo bom. Depois ainda faremos a pintura e colocaremos a fibra de policarbonato, que será a nossa telha", descreve. Na sequência, será feita a instalação das 14 conjuntos de mesas e 56 cadeiras. "Aí, sim, as bancas ficarão 100% concluídas", acrescenta Ferreira. De acordo com o secretário, parte do material já estava disponível há cerca de duas semanas, porém, foi necessário aguardar o período de chuvas passar para iniciar esta etapa.

Mobiliário está sendo instalado

Além disso, outros itens de mobiliário que fazem parte da revitalização da Praça do Imigrante e do Calçadão Osvaldo Cruz já foram encaminhados aos destinos e estão sendo colocados. Os ombrelones foram instalados no calçadão e os bancos da praça devem ser posicionados nos próximos dias, tão logo seja recebida a estrutura para parafusá-los no chão. Enquanto isso, os brinquedos para a pracinha infantil, equipamentos de ginástica, chimarródromo, bicicletário, mesas para jogos, lixeiras e totem para carregamento de celulares estão em processo de recebimento nesta e na próxima semana.

 

Monumentos serão recolocados

Foto por: Tatiane Brandão/ PMNH
Descrição da foto: Placa alusiva ao 500 anos da Reforma Luterana já foi instalada na Praça do Imigrante
Está em andamento, da mesma maneira, a recolocação de monumentos que foram retirados para a realização das reformas. Eles também passaram por um processo de recuperação. A placa dos 500 anos da Reforma Protestante, por exemplo, foi reinstalada na última semana. Entre outros a serem colocados ainda estão a Carta de Getúlio Vargas, placa com uma frase de Mario Quintana, homenagem do Lions e do Centenário da Escola Osvaldo Cruz, além dos bustos de Artigas e de Rui Barbosa e o Monumento da Paz, criado pelo artista hamburguense Marciano Schmitz.

Saiba Mais

As bancas ficaram fechadas de 4 de fevereiro a 18 de abril deste ano, quando receberam novas redes de água, esgoto, estrutura elétrica e uma repaginada em seu layout. Já as obras de revitalização do Centro iniciaram em 14 de maio de 2018 e estão em execução por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ainda fazem parte do processo as instalações de novas redes de esgoto, água e drenagem nas ruas Cinco de Abril, Lima e Silva, Povo de Canelones, David Canabarro, e das avenidas Primeiro de Março e Pedro Adams Filho. O investimento estimado é de R$ 24 milhões. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.