Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Vale do Caí

Hospital Montenegro será referência para traumato e ortopedia na região

Atendimento antes tinha o HPS de Canoas como referência; a partir do dia 25 começam os trâmites para efetivar a mudança

Publicado em: 11.06.2019 às 15:49 Última atualização: 11.06.2019 às 16:23

Foto por: Silvio Kael/Câmara Montenegro
Descrição da foto: Anúncio da mudança da referência para o HM ocorreu na sede da UCS
Um das principais demandas do Vale do Caí será atendida pelo Governo do Estado. Em uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), ocorrida na manhã desta terça-feira (11), no Campus da UCS de São Sebastião do Caí, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, confirmou a mudança da referência nas especialidades de ortopedia e traumatologia que atualmente é o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas para o Hospital Montenegro (HM).

Estiveram no encontro com a secretária prefeitos e responsáveis pela área de saúde de cidades de toda a região. “Temos o HPS de Canoas como referência para ortopedia e traumato há vários anos e sempre com muitos problemas. Trazer esse serviço ao HM, que será de alta complexidade, reduz distâncias, qualifica ainda mais os serviços do nosso hospital de referência 100% e agiliza atendimentos”, destacou o secretário de Saúde caiense, Diomar Machado Flores.

No encontro ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 25, às 9h30, na sede da Secretaria de Saúde em Porto Alegre, para começar a definir os trâmites burocráticos para a transferência do caráter de referência ao Hospital Montenegro. A direção do HM deverá apresentar neste encontro uma tabela de custos para assumir os serviços no Vale do Caí.

Arita Bergman explicou que a partir de agora os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde irão avaliar as condições da instituição montenegrina e dar andamento ao processo. “Nossa intenção é já em julho poder transferir os pagamentos dos serviços de ortopedia e traumatologia para Montenegro.”

A secretária também destacou que o Estado paga nos próximos dias uma parcela de 14 milhões de reais em repasses atrasados para diversos hospitais gaúchos. “Esse montante faz parte de uma dívida de mais de 100 milhões de reais que temos empenhada com as casas de saúde gaúchas e que começamos a saldar.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.