Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Boa ideia

Feevale ensina a adaptar brinquedos para crianças com dificuldades motoras

Artefatos serão adaptados por meio da campanha "Mil Brinquedos, Mil Sorrisos", em parceria com o IPL de Leiria, Portugal. Feevale ainda recebe doações de brinquedos

Publicado em: 12.06.2019 às 15:21 Última atualização: 14.06.2019 às 16:01

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Oficina ocorre dia 29 de junho, das 9 horas ao meio-dia
Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como pressionar um botão de um brinquedo eletrônico, por exemplo. Porém, um projeto que a Universidade Feevale realiza, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de ajudar as brincadeiras de algumas dessas crianças.

A campanha "Mil Brinquedos, Mil Sorrisos" adapta brinquedos eletrônicos, tornando-os mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. A adaptação ocorre por meio de um acionador específico – espécie de botão de maior tamanho para ser utilizado por pessoas com dificuldades motoras. Por meio da campanha, a Feevale realiza workshops para acadêmicos, profissionais e comunidade interessada, que ensinará a adaptar acionadores simples para brinquedos que, após, serão doados para instituições beneficentes previamente cadastradas no projeto.

A próxima oficina acontece dia 29 de junho, das 9 horas ao meio-dia, na Oficina Tecnológica, no Câmpus II da Universidade Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). A participação é gratuita a todos os interessados, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail milbrinquedosmilsorrisos@feevale.br.

Doação

Para viabilizar a campanha, a universidade ainda está recebendo doações de brinquedos movidos a pilha, que possuam um sistema eletrônico simples, para serem adaptados nas oficinas. Os brinquedos podem ser entregues no Câmpus II, nas entradas do Happy Station, Quicker, Livraria Infinity, Eccel e Dog Mania. Nos locais, há caixas com a identificação da campanha. As entregas podem ser feitas até um dia antes da oficina. Os demais materiais para a montagem dos acionadores adaptados serão disponibilizados pelo Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A coordenação da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos na Feevale é da professora Regina Heidrich.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.