Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Picada São Paulo

Morro Reuter recebe exposição fotográfica de esculturas em lápides

Evento apresenta em mais de 50 imagens assinadas pela fotógrafa Cristânia Kramatschek

Publicado em: 14.06.2019 às 12:09 Última atualização: 14.06.2019 às 14:49

Foto por: Cristania Kramatschek/Divulgação
Descrição da foto: Ingrid Arandt é autora do projeto fotográfico de arte cemiterial
Nos dias 15, 17, 18 e 19 de junho será possível conferir na Igreja Católica São Pedro e São Paulo, na Picada São Paulo, em Morro Reuter, a exposição fotográfica do projeto “Steinhauermann – Escultura em pedra das lápides de Jakob Schmitt: a preservação do saber-fazer da cantaria tradicional”.

A exposição de arte cemiterial apresenta em mais de 50 imagens assinadas pela fotógrafa Cristânia Kramatschek e por meio de painéis explicativos o trabalho do mestre artífice Jakob Schmitt - imigrante alemão que viveu na região entre os anos 1871 e 1929 e tinha o ofício de “steinhauermeister” - mestre na arte da cantaria (ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta).

Conforme a arquiteta Ingrid Arandt, autora do projeto cultural, evidenciar a produção escultórica de Jakob Schmitt na perspectiva de inclusão da cantaria em pedra arenito como um saber-fazer tradicional, amplia discussões a respeito da preservação do patrimônio cultural imaterial na região e possibilita a salvaguarda de um bem que carrega inegável herança cultural. “A identificação do mestre artífice Jakob Schmitt, até então desconhecido por sua produção escultórica, revelou também que ele foi um dos poucos mestres a assinar a sua arte, consciente de sua produção artística”, destaca a arquiteta.

Para quem quiser saber mais sobre o projeto e a exposição fotográfica, no dia 19 de junho, a partir das 14h30, será possível conversar com as autoras do projeto em uma sessão de bate-papo com a comunidade.

A exposição itinerante é uma das ações do projeto de pesquisa e documentação e que contempla ainda um catálogo com informações para a visita guiada aos cemitérios de Sapiranga, Dois Irmãos e Picada São Paulo e uma oficina de desenho de observação das lápides e seus elementos escultóricos, voltada a estudantes de arquitetura e artes visuais de universidades da região do Vale dos Sinos. O lançamento aconteceu em Dois Irmãos e, após a passagem por Morro Reuter, será levada às cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo e São Leopoldo nos próximos meses..

O projeto cultural contemplado no Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura_2” tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura”, e apoio do grupo GenealogiaRS, e propõe uma estratégia para a salvaguarda deste bem cultural a partir do olhar sobre sua natureza imaterial: o saber fazer da cantaria.

Serviço

O quê: Exposição Fotográfica Steinhauermann - Escultura em pedra das lápides de Jakob Schmitt: a preservação do saber-fazer da cantaria tradicional

Onde/quando: Igreja Católica São Pedro e São Paulo (BR 116, Km 211 - Morro Reuter/RS)

15 de junho, das 14h às 17h30

17 a 19 de junho, das 14h às 16h

Bate-papo com a comunidade: quarta-feira, 19 de junho, às 14h30

Quanto: Evento gratuito e visitação com entrada franca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.