Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Litoral norte

Encerradas buscas a surfista que desapareceu no mar, em Imbé

As buscas ao jovem se estenderam por nove dias, sem sucesso

Publicado em: 14.06.2019 às 21:36 Última atualização: 14.06.2019 às 21:43

Foto por: Arquivo Pessoal/ Facebook
Descrição da foto: Surfista Gustavo Santos de Oliveira, 18 anos, desapareceu no mar de Imbé na quinta-feira
As equipes de resgates do Corpo de Bombeiros informaram na tarde desta sexta-feira (14) que encerraram as buscas a Gustavo Oliveira, de 18 anos, que desapareceu na semana passada em Imbé.

De acordo com os Bombeiros, as buscas ao jovem se estenderam por nove dias, sem sucesso. A partir de agora, os trabalhos serão realizados pontualmente, mediante informações da comunidade.

Nesta sexta-feira as buscas se concentraram no mar em Tramandaí. Os trabalhos ocorreram durante todo o dia. Desde o dia 6 de junho, quando Gustavo havia saído para surfar em Imbé, a procura envolveu não só os bombeiros, mas também pescadores, voluntários, grupos de surfistas, além dos esforços da família. "A nossa família não vai encerrar as buscas. Vamos continuar incansavelmente as buscas por Gustavo", afirmou o primo do jovem, Héricles Quadros. 

Veja a nota de esclarecimento dos Bombeiros na íntegra

No dia 06 de Junho, por volta das 15:30 hs o Corpo de Bombeiros foi informado que dois Jovens entraram no mar para prática do Surf por volta das 11:30 hs próximo Av Santa Rosa em Imbé, e que o jovem Gustavo dos Santos de Oliveira, 18 anos não teria conseguido sair. Na data do fato, o clima estava bom, vento nordeste fraco, corrente do mar no sentido lateral norte-sul. Devido a demora no aviso do desaparecimento, em torno de quatro horas, não houve possibilidade de empreender ações de resgate, somente depois do fato, que foram iniciadas as buscas e que devido a narrativa do fato e as condições de corrente e clima, acreditou-se que a corrente tenha levado o jovem para junto da vazante do rio Tramandaí que estava com intensidade forte e esta teria levado o jovem para o alto mar.

Foram percorridos em torno de 2800 Km entre idas e vindas pela orla, sem contabilizarmos as distâncias percorridas dentro do mar, os pontos mais distantes foram a praia de Atlântida (Xangri-lá) ao Norte e Barra da Lagoa do Peixe no município de Tavares. Foram usados todos os meios e logísticas disponíveis, tais como Helicóptero, Quadriciclos, Drone, Câmera com lente telescópica, pick-ups, grupo de jipeiros- que deslocaram até o Município de Pelotas pela orla -, sinais de alerta emitido pela Marinha para todas as embarcações que pudessem estar navegando entre o Uruguai e o Rio de Janeiro conforme o SISTRAN/Marinha, apoio das embarcações da Transpetro, bem como a transmissão de informações aos Pescadores ao longo da praia e à população de modo geral.

Trabalhamos de forma incansável, intensamente nas buscas do Jovem por nove dias, ultrapassando em muito os prazos técnicos indicados para a situação, infelizmente não tivemos sucesso. A partir de então, os trabalhos serão realizados pontualmente, mediante informações da comunidade, bem como os Pelotões de Bombeiro Militar de toda a orla marítima estão em alerta através do telefone de emergência 193 para atender informações sobre o desaparecimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.