Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Projetos premiados

Professora do Instituto Ivoti é selecionada para curso na Alemanha

Ailim apresentou um trabalho de seis páginas em inglês abordando questões referentes à sustentabilidade, antirracismo na escola e questões de gênero

Por Fábio Radke
Publicado em: 17.06.2019 às 10:21 Última atualização: 17.06.2019 às 11:12

Foto por: Fábio Radke/ges-especial
Descrição da foto: AILIM: professora é doutoranda de Educação e Ciências na Ufrgs
A professora de Ciências da Natureza do Instituto Ivoti, Ailim Schwambach, 36 anos, embarcou para a Alemanha, onde participa de um programa organizado pela Universidade de Düsseldorf. Ela integra o seleto grupo de 15 doutorandos, de diferentes partes do mundo, selecionados a partir de trabalhos desenvolvidos em seus países. Autora de projetos já premiados na educação e responsável por um canal no YouTube, Ailim apresentou um trabalho de seis páginas em inglês abordando questões referentes à sustentabilidade, antirracismo na escola e questões de gênero. “Estou muito feliz e já chorei horrores. Parece que além de mim, mais uma outra pessoa do Brasil também deve ir. A seleção contemplou diferentes etnias. Ainda tem a possibilidade de realizar uma pós-graduação na mesma universidade”, destaca.

Pesquisa

Ailim embarcou com todas as despesas pagas e participa da programação que já começou e se encerrará em 3 de julho. Ao longo deste período, a professora ficará hospedada na cidade de Essen. A doutoranda de Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) é responsável pela pesquisa de doutorado “O Eco sujeito do século XXI e sua (re) ação ao consumo sustentável em diferentes níveis de ensino com alunos de Ivoti”.


Segunda ida à Alemanha

A viagem de Ailim para a Alemanha não será a primeira experiência no país europeu. Essa será a segunda vez que ela pisa em solo germânico graças à dedicação à pesquisa. Em 2000, quando ainda era estudante da Fundação Liberato, trabalho desenvolvido na Mostratec garantiu participação em feira na cidade de Hannover. “Foi minha primeira viagem para fora do País”, lembra. A amizade com uma alemã garantiu à professora brasileira um convite para ministrar uma palestra em Berlim. “Será no dia 3 de julho. Na ocasião, falarei um pouco sobre a figura da mulher no Brasil para uma associação de mulheres que desenvolve o incentivo à tecnologia e à ciência em Berlim”, explica, entusiasmada com o convite recebido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.