Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Política

Prefeitura de Novo Hamburgo criará 512 cargos com novo concurso público

Maioria das vagas é para o magistério; proposta foi protocolada nesta segunda-feira, na Câmara

Por João Victor Torres
Publicado em: 18.06.2019 às 03:00 Última atualização: 18.06.2019 às 14:33

Foto por: Felipe Nabinger / GES-Especial
Descrição da foto: Ruy Noronha, assessor jurídico da Prefeitura de Novo Hamburgo
A Prefeitura protocolou, na tarde desta segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores o projeto para criação de 512 novas vagas no funcionalismo público. O ingresso desses futuros servidores ocorrerá por meio de concurso público e de forma escalonada, conforme a necessidade da Administração. O maior volume ficará concentrado em três setores. Entre eles, o magistério com 300 postos, assim como a criação de 70 vagas para assistentes administrativos e 69 guardas municipais.

De acordo com o assessor jurídico do Município, o advogado Ruy Noronha, a proposta visa diminuir a defasagem no quadro funcional. "Muitos funcionários resolveram se aposentar preocupados com a reforma da Previdência e nós não temos, digamos assim, na legislação, que estabelecer o número de cargos de cada profissão, temos que aumentar essas vagas para fazer concurso público e nomear novos profissionais", explica.

O assessor jurídico cita, também, que isto não resolverá a integralidade da questão, mas representará um ganho importante para a gestão. "Não vai atingir a necessidade integral, mas parcialmente cumprir a possibilidade de fazer novos concursos públicos e, com isso, repor esses funcionários que ao longo dos últimos anos se aposentaram", complementa Noronha. Além disso, Noronha fez questão de frisar que não serão criados cargos em comissão (CCs).

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem) confirma que o volume mensal por pedidos de aposentadorias aumentou em 66,6%. Anteriormente à tramitação da reforma no Congresso, a média era de 12 e, agora, saltou para 20 encaminhamentos.

A proposta surgiu a partir de um estudo realizado pela Prefeitura levando em consideração o que deixou de gastar recentemente com folha de pagamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.