Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Trânsito

Novo bafômetro que mostra se motorista bebeu sem assoprar já é usado na região

Condutor ainda é convidado a fazer o teste, segundo a PRF

Por Bianca Dilly
Publicado em: 21.06.2019 às 11:08 Última atualização: 21.06.2019 às 20:24

Foto por: PRF/Divulgação
Descrição da foto: Novo bafômetro não exige que o condutor assopre o equipamento
O novo bafômetro – que não precisa que o motorista assopre para detectar o uso de álcool – já está sendo usado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas fiscalizações pela região. Segundo a PRF, são 22 aparelhos distribuídos no Rio Grande do Sul, sendo cinco destinados para a região metropolitana de Porto Alegre.

Foto por: PRF/Divulgação
Descrição da foto: Aparelho já é usado nas fiscalizações pela região
O equipamento começou a ser usado há alguns dias, durante as operações Corpus Christi e Copa América. De acordo com o chefe da comunicação social da PRF, Alessandro Castro, o motorista ainda será convidado a fazer o teste. “A legislação brasileira prevê que o condutor tem o direito de se negar a usar o bafômetro, mas a punição é a mesma de quando se constata o uso de bebida alcoólica”, afirma.

A ideia, conforme a Polícia, é de possibilitar uma triagem ao policial. Se confirmado o consumo de álcool, o motorista é chamado a fazer o teste tradicional, através do sopro.

Assista: assessor da comunicação da PRF, Cássio Garcez, fala sobre novos aparelhos

A multa por combinar álcool e direção é de R$ 2.934,70, com a perda de sete pontos e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se não houver outro motorista habilitado com o infrator, o veículo também é recolhido.

Ouça o áudio

Assessor de imprensa da PRF, Alessandro Castro, explica detalhes do novo bafômetro:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.