Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Investimento de R$ 1,09 milhão

A partir de 1º de julho, Paradão ficará fechado por 90 dias para obras

Terminal de ônibus de Novo Hamburgo será remodelado; espaço terá tomadas para carregar celular e iluminação de LED

Publicado em: 25.06.2019 às 09:40 Última atualização: 25.06.2019 às 10:34

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: Paradão ficará inativo por 90 dias por causa das obras
A Prefeitura de Novo Hamburgo fará a remodelação do Paradão a partir do dia 1º de julho. A notícia é uma das mais esperadas pela comunidade que utiliza o transporte público no terminal central urbano e terá como executora da obra a empresa Coenge Engenharia e Construções.

O local por onde circulam cerca de 40 mil pessoas por dia e 80% das linhas de ônibus do município deverá permanecer fechado por 90 dias.

Neste período, poderão ser utilizadas as paradas nas ruas Povo de Canelones, Cinco de Abril, Magalhães Calvet, Marcílio Dias e Avenida Primeira de Março. A definição das linhas foi estudada pelas diretorias de Trânsito e de Transporte para minimizar os transtornos aos passageiros.

Inicialmente, o Paradão não estava no projeto original do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Porém, por entender a necessidade de modernização da estrutura, atender aos pedidos da comunidade e por estar dentro do perímetro da revitalização do Centro, a prefeita Fatima Daudt e a equipe solicitaram ao BID a inclusão da reforma do terminal no projeto. Após visitas técnicas de representantes do banco internacional, a aprovação foi anunciada para as plataformas 1, 2 e 3 que estão localizadas na Rua Primeiro de Março, entre as ruas Marcílio Dias e Lima e Silva.

Com um investimento de R$ 1,09 milhão, o Paradão receberá estrutura totalmente remodelada, maior segurança, telhas com isolamento térmico, fundo fechado com vidro laminado e chapa de aço, piso tátil, tomadas para carregar celular e iluminação de LED. Essas são apenas algumas das melhorias previstas no projeto de 1.148,33 metros quadrados elaborado pela arquiteta e diretora de projetos técnicos da Prefeitura, Andréa Schütz, em parceria com a Diretoria de Transporte Público. Segundo a arquiteta Andréa, a ideia é oferecer aos passageiros mais conforto e acessibilidade, aproveitando para valorizar ainda mais a conexão entre a nova Casa das Artes e a Praça do Imigrante.


As melhorias previstas

Foto por: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação
Descrição da foto: Diversas melhorias estão previstas na estrutura
- As fundações dos pilares existentes serão mantidas, sendo que as estruturas metálicas serão lavadas, lixadas e receberão fundo antiferruginosos. Já as estruturas de concreto receberão acabamento para proteção a base de silicone

- Serão trocadas as calhas de recolhimento da água da chuva

- Serão instaladas telhas de aço galvanizado do tipo sanduíche (para isolamento térmico e acústico)

- Será revitalizada toda a sinalização de trânsito

- Serão instaladas novas lixeiras, bebedouros e bancos

- Os gradis atrás das plataformas serão retirados e construído uma mureta. Acima dessa mureta e atrás das plataformas será instalado vidro laminado intercalado com chapa de aço para proteção da chuva e vento

- O piso composto de basalto será mantido, sendo estes lavados e limpos e implantado piso tátil direcional e de alerta

- As rampas de acesso serão revisadas e corrigidas conforme normatização de acessibilidade

- A iluminação será refeita com lâmpadas em LED e serão instaladas 24 tomadas para carregamento de celulares

- Serão também instalados painéis e totens com horários dos ônibus e seus itinerários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.