Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Inconveniência no trem

Problema comum, fissura nos trilhos acontece até no metrô de'Nova York', diz Trensurb

Defeito na via causou atrasos em todas as estações do sistema

Publicado em: 27.06.2019 às 14:29 Última atualização: 27.06.2019 às 18:30

Foto por: Trensurb / Divulgação
Descrição da foto: Trilho partiu por causa da baixa temperatura
Problema recorrente, todos os anos, quando há mudança brusca na temperatura, os trilhos do Trensurb apresentam fissuras como a desta quinta-feira (27). Com isso, o trecho com avaria tem que ser bloqueado e, consequentemente, afeta a circulação dos veículos.

Nesta manhã, os usuários tiveram que enfrentar atrasos, que chegaram a ser de 20 minutos, e trens lotados. A situação afetou todas as estações. Por meio de nota, a empresa afirma que o problema é comum. "Situação semelhante atinge não somente metrôs e ferrovias no Brasil, temos registro de ocorrências desse tipo, inclusive no metrô de Nova Iorque, no mês de junho, quando é verão no hemisfério Norte".

O motivo, segundo a Trensurb, deve-se ao sistema metroferroviário adotado na região. São "trilhos longos soldados para proporcionar uma marcha mais suave e confortável" que "são soldadas continuamente através do processo aluminotérmico". "Como todos os elementos metálicos, os trilhos sofrem alterações dimensionais com a variação de temperatura, expandindo-se com o aumento de temperatura e contraindo-se com a diminuição desta", tendo a região da solda mais vulnerável. "Desta forma a região da solda acaba absorvendo os esforços decorrentes das variações de temperatura, além daqueles originados pelas acelerações e frenagens dos trens", diz a nota.

Além do conserto realizado no momento da fissura, a Trensurb afirma que tem adotado medidas para melhorar qualidade dos processos de soldagem de trilhos, utilizando equipamentos de ultrassom, "porém, quando ocorrem quedas bruscas de temperatura, os trilhos tendem a se contraem e produzindo tensões sobre as soldas. Quanto maior for a variação da temperatura maiores são estas tensões. O que ocorreu na Trensurb foi consequência de uma brusca variação de temperatura (a máxima no dia 25/06 foi próxima ao 30ºC e a mínima foi próxima aos 4ºC na madrugada de 27/06)".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.