Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Comemoração

Aspeur e Feevale celebram 50 anos nesta sexta-feira

Em comemoração, a Aspeur e a Feevale estão realizando uma série de atividades e também recebendo homenagens

Por Juliana Nunes
Publicado em: 27.06.2019 às 20:16

Foto por: Ana Knevitz/Universidade Feevale
Descrição da foto: Universidade Feevale
A Universidade Feevale e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), completam 50 anos nesta sexta-feira (27). Reconhecida por sua inovação e qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade Feevale é considerada uma das principais instituições do País. Para o reitor, Cleber Prodanov, a atuação comunitária com foco no desenvolvimento regional sempre foi o diferencial da universidade.

"Quando foi imaginada a Aspeur Feevale, se tinha esta preocupação em dar acesso à educação superior para pessoas da comunidade. Assim, elas não precisavam sair daqui para estudar e ainda ajudaram no desenvolvimento regional. Cumprimos esta trajetória, somos instituição comunitária e temos laços não só com Novo Hamburgo e Campo Bom, mas com outras cidades que fazem parte da grande comunidade do Vale do Sinos", diz Prodanov, que também fala sobre o presente e futuro da Feevale. "Temos que continuar formando pessoas, mas assumindo papel de ser tecnológico, de empreendedorismo, de inovação. Vejo o espírito do passado alimentando novas gerações da universidade e se tornando ainda mais protagonistas no desenvolvimento local e regional", destaca.

Em comemoração aos 50 anos a Aspeur Feevale está realizando uma série de atividades e também recebendo homenagens. Nesta quinta-feira (27), foram lembradas durante o Prato Principal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Já na sexta-feira será realizado um jantar, às 19 horas, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH). Estarão presentes os fundadores da Aspeur, gestores da Feevale, autoridades e representantes de universidades estrangeiras.

Grandiosidade em números

OS DADOS:

15,5 mil alunos em todos os níveis de ensino

Cerca de 1,5 mil funcionários e estagiários

Mais de 27,6 mil estudantes formados na graduação

56 cursos de graduação

Mais de 40 cursos de especialização e MBA

Nove mestrados e cinco doutorados

31 grupos de pesquisa, com 160 projetos em andamento

260 laboratórios

Três bibliotecas

11 programas de extensão e 37 projetos sociais, com mais de 50 mil atendimentos ao ano

Parceria com 123 instituições em 27 países

Escola de Aplicação, dois câmpus em Novo Hamburgo e um em Campo Bom

Feevale Digital: polos na China (Dongguan) e em dez municípios da região

Feevale Techpark em Campo Bom e Novo Hamburgo

Teatro Feevale, com capacidade para 1.842 pessoas

 

A história e o DNA comunitário

A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) foi criada em 28 de junho de 1969. "A Aspeur tem como finalidade realizar um trabalho comunitário e sem vínculo de qualquer tipo de remuneração", lembra o presidente da Aspeur, Roberto Cardoso. 

No prédio onde hoje é o Câmpus 1 funcionava a Escola São Jacó. Em 1989, foi implantada a escola de ensino médio e, em 1994, passou a ser oferecida educação para todas as faixas etárias. Em 1999, a Feevale foi credenciada, pelo Ministério da Educação, como centro universitário. Em 2010, tornou-se universidade e em 2011, a instituição inaugurou o Teatro Feevale. Já em 2015 o parque tecnológico passou a chamar-se Feevale Techpark e em 2019 houve inauguração dos polos da digitais.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.