Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Biometria

Mais de 65 mil eleitores ainda precisam fazer a biometria em Esteio e Portão

Portão é a cidade mais atrasada no Estado entre aquelas que estão em processo de recadastramento biométrico

Por DANIEL STEIN ROHR
Publicado em: 02.07.2019 às 21:21 Última atualização: 03.07.2019 às 07:32

Obrigatório desde março, o cadastro biométrico entre os eleitores de Portão e Esteio avançou lentamente nos últimos meses, e já é motivo de preocupação para os cartórios que atendem as duas cidades. São esperados mais de 65 mil eleitores nos cartórios para conclusão do cadastro até dezembro deste ano, no caso de Portão, e março de 2020, no caso de Esteio. Quem não comparecer para regularizar sua situação junto aos cartórios terá o seu título de eleitor cancelado, o que impede o morador de emitir passaporte ou solicitar financiamento de instituições públicas, por exemplo.

Foto por: arquivo/ges
Descrição da foto: CARTÓRIOS: recadastro leva no máximo dez minutos

Em Portão, a falta de um cartório eleitoral na cidade, cujos eleitores são atendidos pelo cartório localizado em São Sebastião do Caí, joga o índice do município na lanterna entre as cidades escolhidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para fazer o cadastro biométrico. Com 23,6% da biometria concluída, Portão é a mais atrasada entre as cidades que estão em processo de recadastramento.

RECADASTRO

Esteio e Portão se juntam a outros 46 municípios que estão em processo de recadastramento. Em 426 cidades gaúchas, incluindo Capela de Santana, o trabalho já foi concluído. Sapucaia e São Leopoldo devem iniciar o processo em breve, já que o TRE-RS planeja utilizar a biometria em todas as cidades gaúchas nas eleições de 2022.

 

Eleitores de Portão terão posto em agosto

Em março, apenas 3.832 dos 23.846 eleitores de Portão possuíam o cadastro biométrico, o que representava 16% do eleitorado. Agora, de acordo com dados atualizados ontem pelo TRE-RS, o percentual passou para 23,6%, mas ainda deixa a cidade na lanterna entre os municípios que estão em processo de cadastramento biométrico.

Para facilitar a vida dos portonenses, o Cartório Eleitoral de São Sebastião do Caí, que atende os eleitores da cidade, vai instalar, a partir de agosto, um posto de atendimento em Portão, em local que ainda não foi definido. A expectativa da chefe do cartório, Janaína Tessari Godoi, é colocar cinco pontos de atendimento (no mesmo local), que vão atender mediante agendamento no site do TRE ou em locais físicos, como a prefeitura e a Câmara de Vereadores. O serviço completo será disponibilizado pelo cartório quando os detalhes forem acertados. Até lá, os portoneses que não quiserem esperar precisarão se deslocar até São Sebastião do Caí. "A gente recomenda que a população não fique aguardando, porque vai ter agendamento, mas certamente teremos filas. A cada dia que passa, acumula mais pessoas", afirma Janaína. Para atingir 100% da meta até dezembro, o cartório precisa recadastrar cerca de 115 pessoas por dia. Em junho, a média dos portonenses foi de aproximadamente 30 cadastros.

Mutirão no final de semana

Buscando alternativas para aumentar o número de cadastros, o Cartório Eleitoral de Esteio estará de portas abertas neste final de semana, das 13 às 18 horas, para receber os eleitores que não conseguem se deslocar até o cartório em horário comercial. De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Esteio, na zona 97, Evania Almeida, o cartório tem capacidade para atender 164 pessoas por dia, mas a demanda atual é de 80 pessoas. Até dezembro, o cartório vai escolher um final de semana por mês para atender os moradores.

SERVIÇO

O quê: recadastramento biométrico

Quando: de segunda a sexta, das 12h às 19h

Onde: Em Esteio, na Av. Dom Pedro, 171. Em São Sebastião do Caí (eleitores portonenses), na Rua Cel. Paulino Teixeira, 619.

O que levar? documento de identidade e comprovante de residência atualizado

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.