Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Saúde na região

Sistema para acabar com as filas em postos de saúde é implantado em Igrejinha

Proposta busca identificar casos urgentes por meio de triagem e desafogar atendimentos

Por João Victor Torres
Publicado em: 04.07.2019 às 17:26 Última atualização: 04.07.2019 às 23:25

Prefeito Joel comenta mudanças e enaltece resultados Igrejinha organizou um novo formato de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Alterando o fluxo e priorizando casos mais graves, a prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde eliminaram filas em frente aos postos na madrugada.

Além de consultas, o sistema também foi implantado para a realização de exames. Batizado como Gerenciamento de Demanda, o projeto também proporcionou a organização da sistemática interna e potencializou o número de pacientes atendidos.

Conforme o prefeito Joel Wilhelm, foi montada uma força-tarefa entre setores para se buscar uma solução para proporcionar acolhimento aos pacientes da rede básica e humanizar este contato. "Em Igrejinha, nós tomamos uma decisão: terminar com as filas nos postos de saúde do município. Implantamos o sistema de acolhimento, em que todos podem fazer o agendamento em suas consultas", exemplifica. "Entendíamos que não era humano as pessoas passarem a madrugada na fila aguardando uma ficha para atendimento. Neste sentido, implantamos a triagem em que todos passam por um enfermeiro e ele faz uma avaliação", complementa. 

Metodologia

A partir desta nova filosofia, os casos de urgência são atendidos no mesmo dia. Enquanto isso, pacientes que apresentam quadros de menor gravidade tem suas consultas e exames, respectivamente, agendados de acordo com sua necessidade. "Foi uma forma de atender a todos e priorizar os casos mais urgentes, e não aquele que chegasse primeiro na fila. Na saúde, temos um entendimento que a prioridade é o caso mais grave, que precisa ser atendido primeiro", destaca Wilhelm.

Entenda o fluxo:

- O projeto propõe um processamento de demanda, ou seja, a pessoa ao buscar atendimento passa por triagem no momento da entrada na unidade.

- Ela funciona como uma espécie de consulta previa, realizada por um técnico especializado que analisa a situação do paciente. Desta forma, o contato com o médico pode ser imediato, caso o quadro do paciente seja de urgência ou encaminhado à marcação posterior de atendimento.

- Sendo assim, a necessidade do paciente determinará as prioridades. A pessoa poderá ser encaminhada imediatamente ao hospital, ser encaminhada à consulta no próprio posto ou será orientada a agendar atendimento em casos de menor gravidade.

Impactos

Outro ponto comentado pelo prefeito como um aspecto importante propiciado pela adoção desta nova forma de atendimento está direcionado à organização que esta questão proporciona na vida do cidadão. Com isso, ele tem condições de se organizar para comparecer à consulta com horário previamente agendado. "Conseguimos diminuir as faltas dessas pessoas em seus empregos, porque, desta forma, organizamos um horário e ele não vai perder o dia no seu trabalho para aguardar na fila e, posteriormente, receber atendimento. Neste novo formato, ele acaba saindo do seu trabalho meia-hora antes para ir até a consulta", comenta o chefe do Executivo local.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.