Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Frente parlamentar

Audiência pública debate setor calçadista em Sapiranga

Frente parlamentar dá largada em encontros na região

Por Nicolle Frapiccini
Publicado em: 08.07.2019 às 03:00 Última atualização: 08.07.2019 às 16:19

Foto por: JAQUELINE RIECK/DIVULGAÇÃO
Descrição da foto: EM SAPIRANGA: deputado estadual Dalciso liderou reunião
Lançada em abril deste ano pelo deputado estadual Dalciso de Oliveira, a Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista Gaúcho realizará diversos encontros para debater com os empresários dos segmentos a redução dos empregos, a migração das empresas e a desindustrialização que a atividade econômica vem enfrentando nos últimos anos. E a audiência pública que deu o pontapé inicial nesse cronograma ocorreu no final da semana passada, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, em Sapiranga.

O encontro, que reuniu diversas lideranças do segmento não só no Estado como do município, foi liderado por Dalciso. "O maior cluster calçadista do mundo vem sangrando com o fechamento de empresas que desde 2007 caiu 14,4%, culminando na diminuição de 22% dos empregos do setor no Estado. A desindustrialização é um fenômeno complexo que devemos compreender e atacar de forma sistemática, buscando um ambiente de melhor competitividade", afirma o deputado.

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, destaca a importância da iniciativa. "A Frente Parlamentar é o primeiro passo para resgatar o sucesso da indústria calçadista da região e de outras cidades gaúchas." Já o vice-prefeito de Nova Hartz, Cléo Hendges, aproveitou para fazer um apelo devido a situação do setor. "Nossas empresas são guerreiras, mas pedimos socorro. Precisamos do apoio do Estado".

Impostos

O delegado regional da Receita Estadual, Alcides Seiji Yano, representou a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda gaúcha na audiência. Na oportunidade, disse que enxerga melhores perspectivas para o setor e anunciou que está sendo estudada a possibilidade de adequação na arrecadação de impostos, ainda que esta não se iguale ao valor praticado em Santa Catarina.

 

Na região

Ainda para o mês de julho estão previstas a realização de outras três audiências públicas em municípios dos Vales do Sinos e do Paranhana. E elas já seguem na sexta-feira, em Parobé. Já Igrejinha deve receber a iniciativa da frente parlamentar no dia 15 de julho. Apesar de não haver data definida, Novo Hamburgo também sediará um debate.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.