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Profissionais que atuam na educação de Novo Hamburgo são finalistas de prêmio

Elas são professoras nota dez

Por Bianca Dilly
Publicado em: 11.07.2019 às 21:30

Foto por: Acervo pessoal
Descrição da foto: Professoras que atuam em Novo Hamburgo são finalistas de prêmio
Das quatro professoras finalistas representando o Rio Grande no Sul no Prêmio Educador Nota 10, três são de Novo Hamburgo. Foram 50 docentes selecionadas para essa etapa do concurso, considerado a maior e mais importante distinção da educação básica brasileira. Entre eles, estão a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Adolfina Diefenthäler, Joice Maria Lamb; a professora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaninha, Cristiele Borges dos Santos; e a professora da Emei Caracol, Viviane Zimermann Heck. Ainda no Estado, foi escolhida a professora Cíntia Medianeira Bitencourt, de Santa Maria.

Para a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, o resultado é um indicativo da qualidade do ensino na cidade. "Ter três finalistas deste prêmio tão importante é motivo de orgulho para a cidade e mostra o trabalho de excelência que é realizado nas escolas municipais de Novo Hamburgo", destaca. Ao todo, foram quase cinco mil inscritos na edição deste ano, entre projetos da educação infantil ao ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). O número é 20% maior em relação a 2018. É a Fundação Victor Civita que organiza a premiação, que foi lançada em 1998 e atualmente está em sua 22ª edição.

 

PRA GAROTADA

O objetivo do prêmio é valorizar o professor, a profissão que forma todas as outras profissões. Por isso, lembre-se sempre de reconhecer os responsáveis por ensinar novas coisas todos os dias para você.

Serão escolhidos dez vencedores

Uma comissão formada por diversos profissionais, especialistas e pesquisadores do País definiu os 50 finalistas, em uma seleção que envolveu também entrevistas e o envio de material que comprovasse a realização dos projetos. Agora, serão eleitos dez vencedores no concurso. A divulgação dos nomes ocorrerá na próxima quarta-feira e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 30 de setembro. Os educadores nota 10 receberão um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão em São Paulo. O Educador do Ano, escolhido pela academia de jurados entre os dez vencedores, recebe outro vale-presente no valor de R$ 15 mil. As escolas dos professores vencedores também ganharão uma verba para a comemoração. Desde o ano passado, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, premiação internacional de Educação.

SAIBA MAIS

As inscrições ocorreram entre abril e junho.

Em 2017, a professora Denise Rodrigues de Oliveira, da Emei Floresta Encantada, do bairro Boa Saúde, em

Novo Hamburgo, venceu o Prêmio Educador Nota 10.

Desde o início do concurso, já são 231 educadores premiados.

Profissionais de escolas públicas e privadas podem participar do prêmio.

Escola inovadora

Em conjunto com sua equipe, Joice se dedica continuamente à articulação pedagógica, à formação continuada e à gestão de projetos que enfocam experiências de autoria de profissionais e estudantes. Inscrita no prêmio, #aprenderecompartilhar é uma ação ampla que articula todos os projetos e chama a comunidade escolar para avaliar as atividades pedagógicas e propor melhorias.

Narrativas da infância

Miguel cutuca a areia com escumadeira e colher de pau, Valentina mostra destreza ao descascar uma banana e Isabela cobre a boneca com cuidado para fazê-la dormir… Essas narrativas, bem documentadas por fotos e escritas com texto poético, viram mini-histórias, que mostram como as crianças se relacionam, o que pesquisam e seus interesses na educação infantil.

Comunicação potente

Depois de conhecer e estudar as mini-histórias, o olhar de Cristiele para elas transformou-se em encantamento. Em 2018, a educadora inovou nas narrativas, usando não somente uma sequência de fotos com ações ocorridas no mesmo dia, mas também imagens de momentos diferentes que traduzissem o sentido das interações entre as crianças, possibilitando, ainda, o acesso das mesmas aos resultados.

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