Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Destaque do futsal

Após morte em acidente, atleta Pablo Radaeli é velado em Novo Hamburgo

Despedida ocorre na capela B da Funerária Krause

Publicado em: 15.07.2019 às 07:32 Última atualização: 15.07.2019 às 08:25

Felipe Nabinger e Carlos Rissotto 

Foto por: Divulgação / PFF
Descrição da foto: Artilheiro: Pablo Yago Radaeli era destaque do Passo Fundo Futsal.
Destaque e artilheiro em seu time, ídolo da torcida e convocado para a seleção gaúcha de futsal. Pablo Yago Radaeli, hamburguense de 22 anos, vivia um grande momento em sua carreira, abreviada por um acidente fatal por volta das 2 horas da madrugada deste domingo (14), em Itaqui. A despedida ocorre desde o início da manhã desta segunda-feira e segue até as 16 horas na capela B da Funerária Krause. O jovem será cremado após o velório. 

Foto por: PRF/Especial
Descrição da foto: ACIDENTE: além do condutor, 21 passageiros viajavam no ônibus fretado para a delegação do Passo Fundo Futsal que tombou
O ala viajava com o restante da delegação do Passo Fundo Futsal (PFF) em um ônibus fretado, que retornava ao município sede do clube vindo de Uruguaiana, após uma partida pela Liga Gaúcha de Futsal. Na altura do quilômetro 430 da BR-472, o veículo tombou. Radaeli não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Pelo menos mais três feridos foram encaminhados ao Hospital Ivan Goulart, em São Borja. O único caso que inspirava cuidados era o do roupeiro Sandi Vieira, que sofreu fraturas. Mas ainda na tarde de ontem ele foi liberado e deslocado de ambulância para Passo Fundo.

Ao todo, havia 21 passageiros no veículo, além do condutor, que foi um dos lesionados leves. Radaeli fez parte da equipe da UJR Futsal de Novo Hamburgo dos 5 aos 17 anos de idade. O jogador chegou ao PFF no começo desta temporada.

Colaboraram: Gustavo Henemann e Lucilene Athaide

Despedida

Antes de ser trazido a Novo Hamburgo, o corpo de Radaeli foi levado a uma funerária em Cruz Alta, depois velado no Ginásio do Capingui, onde sua equipe manda as partidas, na noite de ontem, às 22 horas, para que os torcedores pudessem se despedir do atleta. A delegação que estava no ônibus também participou das homenagens, depois de chegar a Passo Fundo por volta das 17h30. O trasladado para Novo Hamburgo ocorreu ainda ontem. 

Prefeitura emite nota

A Prefeitura de Novo Hamburgo emitiu ontem à tarde uma nota de pesar. “É com pesar que manifestamos nossos sentimentos e nossa solidariedade à família do jogador de futsal, o hamburguense Pablo Radaeli, que morreu em um acidente de ônibus na madrugada deste domingo. A cidade de Novo Hamburgo, berço de grandes e promissores atletas, se entristece neste dia. Que a família encontre conforto neste momento tão difícil. Atualmente, o jovem atuava no Passo Fundo Futsal, na Série Ouro”, diz o texto.

Protagonista e artilheiro no PFF

O jogador era destaque no cenário do futsal do Estado, conseguindo o protagonismo no seu atual clube em apenas meio ano. Considerado um atleta com potencial para atuar em equipes maiores, Radaeli era um ala destro, de chute forte, que também finalizava com a canhota, sendo reconhecido pela velocidade, habilidade e rapidez de raciocínio.

Versátil, além de responsável por 15 gols do Passo Fundo Futsal na temporada, também auxiliava na marcação e atuava como goleiro-linha. O destaque nas quadras fez com que fosse convocado pela Seleção Gaúcha de Futsal no mês de junho para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleção de Ligas.

Potencial para chegar à seleção

Zeca Brochier, coordenador técnico da UJR Futsal, onde o jovem atuou de 2002, ainda criança, até 2013, conta que Radaeli era um talento precoce. “Era um jogador quase completo, de imposição, usava muito bem as duas pernas e era muito inteligente para jogar”, diz.

Para Brochier, o jogador estava no caminho de disputar grandes competições. “Já tinha uma carreira e passou por um processo pleno de amadurecimento. Possivelmente aos 25 ou 26 anos ia disputar a Liga Nacional, jogar na Europa ou até na seleção”, completa.

O atleta também já despertava o interesse de outros clubes. “A ACBF estava em contato com o Passo Fundo”, revela Brochier. “Passamos anos vendo o crescimento dele. É duro”, finaliza.

Times lamentam a morte de Pablo

Torcedor do Grêmio, quando o assunto era o futebol de campo, Pablo foi homenageado pelo Tricolor no Twitter. “Lamentamos a tão precoce partida do atleta Pablo Radaeli, do Passo Fundo Futsal, e nos solidarizamos à sua família e amigos. Desejamos pronta recuperação aos demais envolvidos neste triste acidente”, dizia o texto.

O Inter e o Novo Hamburgo, por meio do Twitter e pelo Facebook, respectivamente, também se manifestaram lamentando a morte do hamburguense.

Futsal de luto

O presidente da Liga Gaúcha de Futsal, Nelson Bavier, assinou nota em nome do torneio, do qual o Passo Fundo Futsal era líder com 13 pontos. Além de lamentar a morte do atleta, ele afirma que o esporte está em luto. “Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações a toda delegação do Passo Fundo Futsal. O futsal está de luto. #ForçaPFF”, diz. Diversos clubes, como a ACBF, de Carlos Barbosa, também prestaram homenagens via redes sociais.

Pais viajavam para vê-lo

Os pais, Marco Radaeli, que assim como Pablo também é chamado de “Rada”, e Márcia de Negri Radaeli, costumavam deslocar-se de Novo Hamburgo para Passo Fundo, distante mais de 260 quilômetros, para acompanhar jogos do filho. “Obrigada às muitas mensagens de apoio neste momento de muita dor! Brilha no céu meu filho, meu amor, meu anjo”, escreveu a mãe em uma rede social.

Pablo deixa também a irmã, Pâmela, bacharel em Direito, e a namorada, a engenheira civil Luciana Schäfer, moradora de Ibirubá. Apesar da pouco idade, o atleta era descrito como um líder no vestiário. Sempre animado, chamava também a atenção pela criatividade nas comemorações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.